André do Prado (PL) pode obter mais de 80 dos 94 votos na eleição à presidência de quarta-feira (15), incluindo os do PT
Está praticamente acertada a eleição do deputado estadual de Guararema, André do Prado, do PL (à esquerda na imagem), para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Se as negociações seguirem o esperado, ele deve obter mais de 80 dos 94 votos na eleição que ocorrerá na próxima quarta-feira (15). Essa é a expectativas da base aliada no parlamento estadual do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A eleição de Prado faria parte de um cenário mais amplo, o que indicaria as pretensões futuras de Tarcísio. O partido do governador, o Republicanos, teria renunciado à presidência da Alesp em troca da 1ª vice-presidência da Câmara dos Deputados em Brasília. Com o auxílio dos votos do PL, Marcos Pereira (Republicanos) foi eleito para o cargo.
Bom relacionamento
Prado conquistou até o apoio do PT e de outros partidos de oposição ao se comprometer a seguir a proporcionalidade na distribuição dos cargos da mesa diretora, feita de acordo com o tamanho das bancadas. O partido do presidente Lula, que possui a segunda maior bancada, com 18 deputados, será beneficiado por esse princípio.
O PT deve ser escolhido para primeira secretaria da casa. Com a terceira maior bancada (9 deputados), o PSDB deve assumir a segunda secretaria e o Republicanos, a vice-presidência.
Mesmo deputados do PL mais ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro devem votar em Prado para presidência da Alesp. Hoje, bolsonaristas formam um grupo à parte dentro do partido do presidente.
Ligado ao cacique fundador do PL, Valdemar da Costa Neto, e vindo da mesma região paulista, o Alto Tietê, André do Prado é visto como um deputado moderado, adepto do diálogo e que se relaciona bem com os colegas. Nas redes sociais, já publicou fotos com políticos de diferentes tendências — como o ministro das relações institucionais Alexandre Padilha (PT) e Felício Ramuth (PSD), vice de Tarcísio. Entretanto, há quem acredite que seu nível de articulação política na Alesp será posto à prova caso ele seja eleito presidente.
PSDB de fora
Após quase 30 anos, o PSDB, que já perdeu vagas na Casa, está prestes a deixar a presidência e a influência direta sobre os temas que viram lei no Estado, de assuntos fiscais a pautas de costumes. Carlão Pignatari (PSDB) ocupa, até agora, o principal cargo da mesa diretora.
O que MONEY REPORT publicou