Ponta da Cururu fica em área de proteção e está registrada pela ACM-RJ. Justiça pode ser acionada
Está marcado para às 10h de 4 de abril o leilão de uma área de cerca de 140 hectares (cerca de 1,4 milhão de metros quadrados) que abrange a Ponta do Cururu, ponto turístico de Alter do Chão, em Santarém, no Pará. A área fica a 37 quilômetros da zona urbana e inclui a Ponta do Tauá e os lagos das Piranhas, do Jacaré e das Mangueiras.
Localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), a propriedade está registrada em nome da Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro (ACM-RJ), organização fundada em 6 de junho de 1844 em Londres. A entidade passa por dificuldades financeiras e colocou o imóvel a leilão para quitar algumas dívidas.
Segundo o leiloeiro Jhonni Balbino, que conduzirá o certame, apesar de o ativo estar numa reserva ambiental, conforme análise da matrícula, foi identificado como propriedade privada. “O leilão tem causado surpresa e preocupação por parte da população local, entretanto é importante frisar que o imóvel se encontra localizado em uma área de reserva ambiental, não sendo possível qualquer exploração comercial do ativo”. Pode ocorrer contestação judicial.
Ainda conforme o leiloeiro, visando o bem-estar coletivo e a preservação ambiental do imóvel, 10% do produto da venda será destinado à ONGs ambientais e para povos indígenas das proximidades. Para participar ou acompanhar o leilão, os interessados devem acessar o link.
O que MONEY REPORT publicou