Por Elaine Lies
TÓQUIO (Reuters) – Centenas de milhares de moradores de uma grande faixa territorial do Japão foram retirados de casa nesta sexta-feira, à medida que chuvas torrenciais aumentaram o nível de rios e provocaram deslizamentos de terra, deixando ao menos quatro mortos.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu seu mais elevado alerta sobre a tempestade considerada “histórica”, e disse que áreas já saturadas serão ainda mais afetadas durante o domingo, elevando o risco de deslizamentos e danos adicionais.
Em parte da ilha de Honshu, a maior do arquipélago, já caiu o dobro das quantidades normais de chuva para o mês de julho até a manhã desta sexta-feira, com chuvas implacáveis ao longo de todo o dia.
Ao menos quatro pessoas morreram, uma delas sugada por uma tubulação de esgoto e outra após ser levada por fortes ventos.
Diversas pessoas estão desaparecidas, incluindo um homem cujo carro foi carregado enquanto ele fazia entregas e um menino que foi arrastado para dentro de uma vala, segundo a emissora japonesa NHK.
(Reportagem adicional de Kaori Kaneko)