Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Gasto médio na Páscoa será de R$ 100

E para encerrar a polêmica dessa época do ano, o ovo de chocolate segue mais interessante que a barra

De uns anos para cá os ovos de chocolate de Pascoa — 9 de abril — ficaram cada vez mais caros. Segundo o Índice de Preço ao Consumidor Amplo, o IPCA, nos últimos 12 meses o chocolate subiu 13,61%. Pensando nisso, a HelloSafe Brasil e a Opinion Box realizaram duas pesquisas separadas sobre consumo na Páscoa, investigando os hábitos de compra, as preferências e as expectativas em 2023.

A Opinion Box analisou mais o hábito de consumo de chocolate em geral no Brasil. Apenas em 2021, o país consumiu 693 mil toneladas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) coletados pela KPMG. Diante de números tão expressivos, a Opinion levantou como os brasileiros consomem:

  • 23% compram chocolate uma vez por semana e outros 23%, menos de uma vez por mês;
  • 29% consomem o produto várias vezes por semana, 23% só uma vez na semana, 7% todos os dias e 6% menos de uma vez no mês; 
  • 47% consomem chocolate como sobremesa após refeições;
  • 83% compra o chocolate nos supermercados;
  • 53% gastam entre R$ 10 e R$ 30

Pesquisa Opinion Box
Contradição pascoal

Além do significado religioso, a Páscoa é esperada por quem consome chocolate e, principalmente, pela indústria, que produz e vende o produto nas suas mais variadas formas. Mas as pesquisas apresentaram uma contradição nas escolhas dos consumidores.

Pelo levantamento da Hello Safe, 80% dos entrevistados responderam que não pretendem comprar ovos de páscoa este ano. Entre os que vão comprar, a maioria irá presentear a si mesmo.

Já na pesquisa da Opinion Box, para o mercado a previsão para o mercado em 2023 é bastante positiva: 85% dos consumidores pretendem comprar chocolate pensando na Páscoa.

Maioria quer gastar pouco

Outro questionamento das pesquisas foi em relação aos preços. Muita gente tentará economizar como puder para não deixar passar a data em branco. Por isso, 60,5% dos entrevistados da Hello Safe escolheram as duas menores opções de ovos, oferecidas em até R$ 30 e entre R$ 30 e R$ 60. 

Já na Opinion Box, 35% dos entrevistados querem gastar até R$100 e 34%, até R$ 50.

Dentre as 1.812 pessoas abordadas pela Hello Safe que afirmaram não pretender comprar um ovo sequer, 42,6% (772) disseram que o motivo é o preço alto. A este grupo podem ser somados outros 13,7% (248) que responderam preferir comprar barras de chocolate e bombons, uma alternativa mais em conta para não deixar passar a data.

Contudo, a Opinion Box determinou que os preços altos podem até persistir, mas esse ainda é o formato preferido de quem presenteará na data. Opções mais baratas, como caixas de bombom, ainda são populares, mas o ovo se mantém é o protagonista da Páscoa 2023.

Pesquisa Opinion Box
Qualidade e preço prevalecem

Mas o que é considerado na hora da escolha? Com a mesma quantidade de respostas na Hello Safe, os principais motivos foram “Qualidade/Marca” e “Menor preço“, ambos com 33,9%. 

As exigências dos consumidores seguem os mesmos fatores na análise da Opinion Box:

Pesquisa Opinion Box
Pesquisa Opinion Box

Metodologias

A pesquisa da HelloSafe Brasil foi feita entre 1º e 17 de março, com 2.248 pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do Brasil e classes sociais. A da Opinon Box se deu em fevereiro e está na ilustração abaixo, com 2.067 entrevistados a partir dos 16 anos.

Metodologia da Opinion Box

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.