Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Racismo impulsiona a violência de Estado
Atentados a defensores dos direitos humanos, episódios de violência política, homicídios ilegais ocorridos durante operações da polícia, situações de insegurança alimentar grave e de aumento da pobreza foram alguns dos problemas do Brasil levantados pela Edição 2022/2023 do Informe O Estado dos Direitos Humanos no Mundo, lançado pela Anistia Internacional. A publicação reúne análises e insumos sobre a situação dos direitos humanos ao redor do globo. Na edição 2022/23, cerca de 156 países e territórios estão cobertos pelo relatório, entre eles o Brasil. O documento chama atenção para um “padrão duplo” dos países e Estados no que se refere à garantia dos direitos humanos e, consequentemente, o fracasso da comunidade internacional em se unir em torno de valores universais aplicados de forma consistente.
Criar trabalho decente no Brasil é desafio
O caminho necessário para o enfrentamento ao trabalho análogo ao escravo e produzir oportunidades de emprego adequadas é desafiador. A avaliação é de especialistas em meio a repercussões do grande número de casos de resgate de trabalhadores nessas condições nos últimos meses. Para o procurador do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) e coordenador regional de Combate ao Trabalho Escravo, Tiago Muniz Cavalcanti, o enfrentamento dessas situações se faz em duas vertentes: a repressiva e a preventiva.
86% das negras relatam preconceito
Pesquisa divulgada pela consultoria Trilhas de Impacto indica que 86% das mulheres negras já sofreram casos de racismo nas empresas em que trabalham. A pesquisa foi realizada por meio da rede social LinkedIn e contou com a participação de 155 mulheres de 19 e 55 anos, sendo a média prevalente de 30 a 45 anos.
_________________________________________
_________________________________________
Governo zera impostos federais de painéis solares até 2026
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi expandido o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) para a produção de energia solar. Com a intenção de criar um impacto na chamada “Economia Verde”, o fim dos impostos para painéis é um dos esforços para descarbonizar a economia e estimular a produção de energias renováveis, fundamental para cumprir metas de acordos climáticos internacionais.
Brasil cria programa para produção de alimentos saudáveis
O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançará, em maio, um programa nacional voltado para estimular a produção de alimentos saudáveis. Segundo a secretária executiva da pasta, Fernanda Machiaveli, a política deve ser anunciada junto com a apresentação do Plano Safra deste ano. “[O programa] terá uma visão de estímulo à produção de um alimento saudável, que vem da agroecologia, da agricultura familiar, que é produzido de forma sustentável e saudável”, disse Machiaveli, em entrevista à Agência Brasil, durante seminário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A agroecologia é o conceito que envolve a produção de alimentos saudáveis com respeito a aspectos ambientais, sociais e culturais.
Mundo joga um caminhão de lixo por minuto nos oceanos
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse na quinta-feira (30), Dia Internacional de Desperdício Zero, que a data tem como meta a conscientização sobre a importância de promover padrões sustentáveis de consumo e produção. Em mensagem pelo dia, ele lembrou que, todo ano, 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados, mas 33% não recebem tratamento adequado. A quantidade equivale a um caminhão de lixo cheio de plástico sendo despejado no oceano a cada minuto.
_________________________________________
_________________________________________
PL das Fake News quer limites para empresas de tecnologia
A criminalização das fake news (notícias falsas), a exigência de que empresas de tecnologia tenham sede no Brasil e a proibição de disparos em massa nos aplicativos de mensagens estão entre os principais pontos do Projeto de Lei das Fake News (PL 2630). O tema foi debatido em audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana. Em meio a muita polêmica, deputados e senadores têm o desafio de avançar na discussão da proposta. Após aprovado no Senado, em junho de 2020, o texto mudou quase completamente, e está parado desde abril do ano passado na Câmara dos Deputados.
É preciso aproveitar o pós-consumo, diz especialista em economia circular
Tatiana Motta, gerente de parcerias da Ambipar Viraser, compareceu ao MONEY REPORT | Agenda de Líderes “Perspectivas 2023”, em Campinas, ocorrido na sede do grupo Ambipar. O encontro discutiu as possibilidades e riscos nos cenários macropolítico, econômico e socioambiental para a região. Para quem atua com economia circular e logística reversa, qualificando cooperativas de recicláveis e criando franquias sociais, acompanhar os prováveis protagonistas do desenvolvimento foi uma oportunidade. “Parte do pós-consumo precisa voltar à indústria de transformação”, diz, citando as novas exigências da legislação ambiental, que pregam o reaproveitamento de matérias-primas em larga escala, reduzindo desperdício, poluição e gasto energético.