Empresa pode entrar em processo de reestruturação de dívida em breve
A Light informou que sua classificação de risco foi rebaixada pela Fitch, passando de CCC para CC no âmbito nacional e de CCC+ para CC no âmbito internacional.
Em fevereiro, a Fitch e outras agências haviam cortado as notas de crédito da elétrica diante da falta de visibilidade da estratégia da empresa para lidar com os próximos vencimentos da dívida em meio a condições mais restritas do mercado de crédito e custos de financiamento mais altos.
Segundo a agência de classificação, o rebaixamento reflete a avaliação de que existe uma “alta probabilidade” de que a Light inicie um processo de reestruturação de dívida, tendo em vista as declarações da empresa após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2022.
A Light registrou um prejuízo líquido de R$ 5,67 bilhões no período acumulado de 2022, conforme divulgou na terça-feira (28).
A companhia reconheceu sua “situação operacional e financeira complexa”, e explicou que o resultado foi impulsionado pelo elevado endividamento, geração de caixa insuficiente e alto índice de furtos de energia.
Para a Fitch, o acesso da Light a algum financiamento deve ser limitado e/ou muito oneroso, devido às condições atuais do mercado e ao seu perfil de crédito.
Segundo a agência, a empresa “não deve conseguir captar financiamentos necessários para suportar seu esperado fluxo de caixa livre (FCF) negativo e as amortizações de dívida em 2023”.