Taxa de aprovação é a maior já verificada pela Datafolha, desde 2017
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 38% dos brasileiros são a favor de privatizações. O estudo revelou que, apesar de uma parcela significativa da população apoiar a privatização de empresas estatais, ainda há uma grande parcela que se opõe a essa ideia. A taxa de aprovação é a maior já verificada pela empresa de pesquisa, desde 2017.
A pesquisa também mostrou que a maioria dos entrevistados que apoiam as privatizações são homens com idade entre 35 e 44 anos, com ensino superior completo e renda mensal acima de 10 salários mínimos. Por outro lado, os entrevistados que se opõem às privatizações são, em sua maioria, mulheres com idade entre 45 e 59 anos, com ensino fundamental incompleto e renda mensal de até 2 salários mínimos.
Quando questionados sobre os preços do produtos e serviços, 67% disseram que os oferecidos por empresas privadas são mais caros, enquanto 19% consideram os públicos mais baratos.
Entre as empresas estatais mais citadas pelos entrevistados que apoiaram a privatização estão os Correios, a Eletrobras e a Petrobras. No entanto, a pesquisa também mostrou que a maioria dos entrevistados não tem uma opinião formada sobre quais empresas devem ser privatizadas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 18 de janeiro de 2020 e entrevistou 2.948 pessoas em 176 municípios de todo o país. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.