Volume representou um aumento de 39,4% em relação ao ano anterior e o maior patamar da série histórica
No ano de 2022, os brasileiros fizeram uma média de cinco encomendas internacionais por segundo em plataformas de comércio eletrônico, resultando em um total de 176.276.519 volumes de compras recebidos do exterior, o que equivale a uma média de 20 mil encomendas por hora ou 482,9 mil por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, de acordo com dados dos Correios.
Este volume representou um aumento de 39,4% em relação ao ano anterior e o maior patamar da série histórica, indicando um grande aumento na presença dessas compras internacionais nos últimos meses. Em comparação com 2020, o aumento chega a 245%.
As remessas postais internacionais são pacotes transportados sob a responsabilidade dos Correios e do sistema postal internacional, sendo normalmente utilizados pelas grandes plataformas asiáticas, como Aliexpress, Shein e Shopee para entrega de compras no Brasil.
Embora algumas dessas empresas tenham sistemas próprios de despacho de encomendas, como é o caso do Aliexpress, que usa voos fretados para o transporte da China ao Brasil, quando as encomendas chegam ao país, entram no sistema postal tradicional, passando pelo desembaraço aduaneiro e entrega final sob responsabilidade dos Correios, geralmente em Curitiba.
Em 2022, o Aliexpress anunciou a operação de oito voos semanais da China para o Brasil somente para o transporte das encomendas, o que significa que todos os dias pelo menos um avião chega carregado de pacotes comprados pela plataforma. Por isso, o Aliexpress promete entregas em até sete dias no Brasil, dependendo da cidade do cliente.