O AKR-H2 será um veículo aéreo não-tripulado de pouso e decolagem verticais para missões civis, humanitárias e militares
Empresa brasileira especializada em tecnologias aeroespacial e de defesa, a Akaer desenvolve um inovador veículo aéreo não-tripulado (UAV) elétrico de pequeno porte, com capacidade de decolagem e pouso verticais (eVTOL). A novidade é que propulsão será híbrida à base de hidrogênio.
O AKR-H2 (na projeção) pretende ser um drone para operações de carga, com peso máximo de decolagem maior que 150 quilos. A intenção é criar uma família de aeronaves voltadas para uso civil, mas que também possa ser aplicada em missões humanitárias e militares. Mesmo se de início não atrair interessados, mas o conceito for tecnicamente viável, será um inédito demonstrador de propulsão limpa.
A produção do protótipo é financiada em R$ 20 milhões pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de fomento ligada o Ministério da Ciência e Tecnologia. A Akaer também pretende avaliar a alternativa de propulsão híbrida com um motor a etanol, contudo, para essa etapa precisará de uma nova fonte de financiamento.
A Akaer também possui projetos de drones para patrulha marítima e reconhecimento (Albatross) e para ataque naval e ao solo (Osprey, na projeção abaixo), a exemplo de modelos americanos, franceses, turcos e israelenses. As soluções aeronáuticas e de motorização serão brasileiras, enquanto a origem de boa parte da eletrônica embarcada seria definida pelos eventuais clientes.