Empresa faturou R$ 108,1 bilhões em 2022
O Carrefour ficou em 1º lugar no ranking do setor supermercadista, de acordo com o Ranking Abras, estudo que retrata as movimentações do setor supermercadista. A empresa faturou R$ 108,1 bilhões em 2022.
O 2º colocado da lista foi o Assaí Atacadista, com faturamento de R$ 59,7 bilhões no ano passado. Fechando o top 3 está o Grupo Mateus, que movimentou R$ 24,6 bilhões no período.
A rede varejista ficou em primeiro lugar em uma lista que avaliou as maiores empresas do segmento no Brasil. O estudo considerou critérios como faturamento e número de lojas, além de analisar o desempenho de cada empresa no mercado.
O resultado reforça a posição de destaque do Carrefour no mercado nacional. A empresa tem investido em estratégias de expansão e modernização de suas lojas.
A pesquisa também revelou outras empresas importantes do setor, como Grupo Pão de Açúcar e Walmart, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Houve participação ampliada nesta edição, que correspondeu a 1.247 empresas supermercadistas.
Veja o top 10 do Ranking Abras 2023
- Grupo Carrefour: R$ 108 bilhões;
- Assaí Atacadista: R$ 59,7 bilhões;
- Grupo Mateus: R$ 24,6 bilhões;
- GPA: R$ 18,5 bilhões;
- Supermercados BH: R$ 14 bilhões;
- Grupo Muffato: R$ 12 bilhões;
- Grupo Pereira: R$ 11,2 bilhões;
- Cencosud Brasil: R$ 11,1 bilhões;
- Mart Minas & Dom Atacadista: R$ 8,3 bilhões;
- DMA Distribuidora: R$ 7,6 bilhões
O setor
Em 2022, o setor alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões em operações de todos os seus formatos e canais de distribuição. O valor representa 7,03% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Em relação à criação de empregos, o setor também teve alta ante o estudo passado, apresentando 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos. Já no número de lojas, o setor passou de 92.588 estabelecimentos para 94.706 em todo o país.
Para o presidente da Abras, João Galassi, o ranking é um importante instrumento que revela a contínua escalada do varejo alimentar no Brasil.
“Temos números exponenciais no setor supermercadista, o que vem reforçar ainda mais a grandeza de nossa atuação e mostrar o resultado de nosso intenso trabalho para atender da melhor forma os mais de 28 milhões de consumidores que passam em nossas lojas diariamente”, afirmou Galassi.