Avião de ataque leve foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da Otan
Nesta segunda-feira (24), a Embraer divulgou uma parceria com empresas aeroespaciais de Portugal para produzir o avião militar A-29N Super Tucano. Este avião de ataque leve foi projetado para atender às exigências operacionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar ocidental.
A cerimônia de anúncio do acordo contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.
De acordo com a Embraer, a cooperação será feita com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Empordef Tecnologias de Informação, S.A. (ETI), GMVIS Skysoft, S.A. (GMV) e a OGMA S.A. para a produção do avião militar em Portugal.
As aeronaves estarão dentro das normas da Otan o que deve transformar Portugal numa plataforma para a exportação aos países membros da organização e da Europa.
Além do Super Tucano, a Embraer tem uma parceria com a Ogma no KC 390, outro avião de guerra usado em transporte de carga e abastecimento.
A informação foi antecipada na última sexta-feira (21) pelo ministro da Defesa José Múcio Monteiro.
Super Tucano
O A-29N, uma versão do avião militar A-29 Super Tucano com configuração da OTAN, tem como objetivo atender às necessidades de países europeus preocupados com a segurança por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.
O A-29 Super Tucano é conhecido por sua versatilidade, podendo ser usado para diferentes fins, como ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência. Além disso, é capaz de operar em pistas remotas e não pavimentadas, em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico.
O avião tem preço inicial de US$10 milhões (R$50 milhões) e pode chegar a uma velocidade máxima de 590 km/h, alcançando uma altitude de 35 mil pés. Além das funções de combate, o A-29 Super Tucano é utilizado como treinador avançado, simulando missões de combate.
Equipado com sensores e armas modernas, o avião é equipado com um sistema eletro-óptico/infravermelho com designador a laser, óculos de visão noturna e comunicações seguras de voz e dados.
A Embraer já entregou 260 unidades do A-29 Super Tucano em todo o mundo, sendo utilizado por 15 forças aéreas, incluindo a USAF.
O que MONEY REPORT publicou