Fundador gravou vídeo ironizando queixas e expôs dados de um reclamante. Depois admitiu ser o responsável pelas falhas
Nesta segunda-feira (24), João Ricardo Mendes (imagem) anunciou sua renúncia ao cargo de CEO da agência de viagens Hurb — antiga Hotel Urbano — em meio a uma série de críticas de clientes e hotéis parceiros. Em uma carta, Mendes assumiu a responsabilidade pelos erros de gestão da empresa e por sua maneira inadequada de lidar com os problemas enfrentados pela companhia. Ele informou que deixará a liderança da empresa a partir desta terça-feira (25).
Recentemente, Mendes — que é também o fundador da empresa — expôs dados pessoais de um cliente que havia reclamado do serviço prestado pela Hurb, além de ter publicado um vídeo irônico em resposta às críticas contra a empresa. Esses incidentes causaram ainda mais insatisfação e críticas por parte de clientes e parceiros da Hurb.
A Hurb vem sofrendo uma série de críticas de clientes, que dizem não conseguir viajar, após a contratação dos pacotes com empresa. As principais críticas se referem aos pacotes da modalidade flexível, na qual os clientes devem sugerir três possíveis datas de viagem para que a empresa selecione uma delas, ou uma data próxima.
Mendes admitiu que as críticas feitas à Hurb foram resultado de seus próprios erros, e não de toda a empresa, que é muito maior do que ele. Ele afirmou que sua renúncia permitirá que ele tire um tempo para estudar, refletir sobre seus acertos e erros e honrar o legado de sua mãe, que sempre colocou as pessoas em primeiro lugar. Apesar de ter renunciado à liderança, Mendes permanecerá como o principal acionista e responsável legal pela empresa.
Mendes também afirmou que a morte de sua mãe, há 18 meses, atrapalhou seu trabalho na empresa. Ele aprendeu que as pessoas são mais importantes do que o trabalho e que precisa de um tempo para lamentar a perda de sua mãe. “Dizer que estou envergonhado é um eufemismo extremo. Como líder, meu trabalho é liderar, e isso começa com um comportamento que deixa nosso time e clientes orgulhosos. Eu não fiz isso e não posso dizer que não vou manter certos princípios sagrados”, acrescentou.
O conselheiro-geral da Hurb, Otávio Brissant, assumirá a liderança da empresa, segundo o comunicado oficial. “A equipe de liderança votará em um nome para ocupar a posição de COO, e todos os membros do Hurb Leadership Team (HLT) estarão administrando a companhia como acionistas, já que nossos objetivos estão totalmente alinhados”, explicou a empresa em nota.