O ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo Xico Graziano vem ao programa para discutir agronegócio
No ditado popular, a parábola agrícola diz que “plantar é uma escolha, mas a colheita é obrigatória”. Para discutir o assunto, relativo aos ‘plantios e colheitas’ do passado, bem como a “safra” política derivada do retorno do PT à presidência, o ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo e ex-deputado federal Xico Graziano participa desta edição do 4 Ases.
Apesar do crescimento verificado nos últimos anos e da importância do setor para o Brasil no contexto econômico mundial, o agronegócio é um alvo frequente de discursos políticos mais à esquerda. Uso de veneno (pesticidas ou defensivos) no campo, subutilização de terras produtivas e desmatamento não sustentável são apontados como alguns dos males do agro. Com a volta do PT à presidência, o Movimento dos Sem Terra (MST) já deu as cartas, contabilizando pelo menos 13 invasões de áreas produtivas até o final de abril. Sedes do Incra no Nordeste, bem como da Embrapa foram alvos de ocupações.
A liderança política do MST, João Pedro Stedile, é um dos nomes que participou da comitiva presidencial na recente visita à China. As ocupações e a deferência dada a Stedile não foram bem recebidas pelas lideranças políticas do agro. Aluízio Falcão Filho e Walter Fanganiello Maierovitch vão dialogar com Graziano.
Além dos temas ligados ao agronegócio, Maierovitch examinaa nova rodada de recebimento de denúncias ligadas aos ataques de 08 de janeiro em Brasília – mais de 200 são analisadas em plenário virtual. Além disso, o Supremo julga esta semana, desta vez em plenário físico, o decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro que concedeu perdão ao ex-deputado Daniel Silveira. A abertura da CPMI dos atos de 08/01 contará ainda com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na leitura do requerimento e depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro à Polícia Federal.
Por fim, Maierovitch e Falcão Filho comentam o estado de saúde de Anderson Torres, cujo depoimento de segunda (24/04) foi suspenso por causa das crises de ansiedade que o acometem desde a prisão, em 14 de janeiro.
Programas anteriores
4 Ases: https://curt.link/kkWn4C
Siga os 4 Ases
YouTube YouTube.com/programa4ases
Facebook bit.ly/4AsesFacebook
LinkedIn bit.ly/4AsesLinkedIn
Twitter bit.ly/4AsesTwitter
Instagram bit.ly/4AsesInstagram
Spotify bit.ly/4AsesSpotify