Adaptado à era digital, regulamento criará limites de valor e imporá um imposto para tratar jogadores compulsivos
Legisladores britânicos apresentaram uma proposta com novas regras para apostas online – um hábito nacional. O documento quer adaptar os controles ao crescimento dos jogos de azar em smartphones, no que deve se tornar a maior revisão desde a Lei do Jogo de 2005. A atualização deve afetar com menor impacto os cassinos e fliperamas. As medidas devem entrar em vigor até junho do próximo ano.
Resumo do que pode vir
- A proposta estabelece limites de apostas online entre £ 2 (US$ 2,49) e £ 15;
- Também prevê o aumento das verificações de acessibilidade dos clientes;
- Adiciona uma taxa estatutária sobre as empresas de apostas que financiam os sites de jogos;
- O valor da taxa ainda não foi definido;
- Os valores arrecadados financiariam pesquisas, educação e tratamento para jogadores compulsivos;
Um dos intuitos é lidar com os comportamentos viciosos observados a partir do crescimento exponencial e da facilidade de acesso às apostas na era digital — principalmente após a pandemia, quando as empresas de jogos de azar online alcançaram seus maiores lucros.
“A vibração [por um jogo] é uma coisa, o vício descontrolado é outra. Por isso hoje trazemos nossos regulamentos pré-smartphone para os dias atuais com um white paper (documento de política) de jogos de azar para a era digital”, afirmou ao parlamento Lucy Frazer, secretária de Estado da Cultura, Mídia e Esporte.
Além do foco social, as mudanças podem dar poderes extras aos reguladores para derrubar sites de apostas ilegais e combater operadores não autorizados.
Para o grupo Charity Gambling with Lives, que apoia famílias enlutadas por suicídio relacionado ao jogo, as mudanças são boas, mas ainda insuficientes.
“Ganhamos concessões em algumas das principais áreas, mas muito precisa acontecer para reduzir os danos horríveis causados por uma das indústrias de jogos de azar menos regulamentadas do mundo”. “, criticou Liz Ritchie, cofundadora da Gambling with Live. Ela perdeu seu filho por suicídio relacionado ao jogo.