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Governo dá 48 horas para Hurb cumprir vendas

Empresa tem que comprovar suas condições financeiras

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) abriu um processo administrativo contra a Hurb, antigo Hotel Urbano, dando um prazo de 48 horas para a empresa comprovar suas condições financeiras para cumprir com as vendas de pacotes de viagens para clientes. A medida foi anunciada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).

Caso a empresa descumpra a medida, poderá receber uma multa diária de R$ 50 mil e ter suas atividades suspensas. Alguns hotéis e pousadas suspenderam reservas de hospedagem feitas pelo Hurb nas últimas semanas, após atrasos ou falta de pagamentos da plataforma. Diversos consumidores abriram reclamações contra a empresa.

A investigação sobre as atividades da Hurb iniciou após o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) enviar um relato para a Senacon sobre a venda de pacotes de viagens ao longo da pandemia. Segundo o relato, a empresa passou a vender pacotes para datas futuras “sem se preocupar em reunir condições efetivas ou lastro financeiro para cumprimento das suas obrigações contratuais correspondentes”.

A Senacon afirma que, caso o relato do DPDC seja comprovado, “se confirmará que a empresa se beneficiou abusivamente das circunstâncias psicológicas e materiais adversas impostas aos consumidores” devido à pandemia. A secretaria também destacou que a contratação de pacotes de viagem se associa fortemente à esperança da conquista de um futuro menos agreste, num dos momentos de maior dificuldade na experiência recente da humanidade.

A Hurb continua vendendo pacotes com preços abaixo do mercado e oferecendo descontos, por isso, a Senacon determinou urgência no envio de informações sobre a situação financeira da empresa para que ela comprove recursos futuros para cumprir os contratos de venda. A empresa terá ainda 20 dias para apresentar sua defesa em relação ao processo administrativo aberto.

Segundo o g1, a Hurb informou que, por questões legais, não comenta processos e ações em andamento, mas garantiu que tudo será esclarecido perante o Ministério da Justiça.

O Hurb sempre prezou pela escuta ativa e cuidado com os consumidores e, por isso, está à disposição caso surjam eventuais dúvidas, afirmou a Hurb em nota ao g1.

Reclamações contra a Hurb
  • Diversos consumidores registraram reclamações no portal do governo e na plataforma Reclame Aqui;
  • No consumidor.gov.br, foram registradas 10.847 reclamações somente neste ano, com índice de resolução de 48%;
  • No Reclame Aqui, quase 30 mil reclamações foram feitas nos últimos 6 meses;
  • Entre as queixas, há relatos de não entrega dos pacotes prometidos e indisponibilidade das datas de viagem agendadas com antecedência.

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