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Heineken investirá R$ 1,5 bi em fábricas no Nordeste

Empresa expandirá cervejarias nos municípios de Igarassu (PE) e Alagoin

O brasileiro bebeu mais de 15 bilhões de litros de cerveja em 2022. Esse volume coloca o País em terceiro lugar no ranking dos maiores produtores da bebida no mundo. Acompanhando essa escalada no consumo,  o Grupo Heineken vai investir R$ 1,2 bilhão para triplicar a produção da sua fábrica em Igarassu. 

Nesta quinta-feira (4), executivos da cervejaria estiveram no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para anunciar o investimento em Pernambuco, junto com a governadora Raquel Lyra e secretários de Estado. O CEO da Heineken no Brasil, Mauricio Giamellaro, adiantou que a estratégia é aumentar a produção das marcas Amstel e Devassa puro malte. 

“Nossa grande plataforma de crescimento no Brasil foi lançada quando a gente se posicionou, lá atrás, com a primeira cerveja puro malte e, naquele momento, transformou o mercado de cerveja no Brasil. Isso gerou uma demanda nova e criou um segmento basicamente novo naquele momento, que saiu de uma participação de 3% para quase 30%. Estamos felizes por ter a cerveja preferida neste segmento premium no País. Este investimento vem entregar capacidade produtiva dessa categoria de cerveja ao consumidor brasileiro”, destaca Giamellaro. 

A categoria puro malte começou a avançar no Brasil depois que o consumidor descobriu que o milho entrava na composição de ingredientes da cerveja e que, portanto, ela não era puro malte. Com o início da produção, as vendas cresceram de 85% entre 2015 e 2020.   

O vice-presidência de sustentabilidade e assuntos corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem, explica a escolha da Devassa e da Amstel como os produção que terão aumento da produção em Igarassu. “São duas marcas que ativam muito bem no Norte e Nordeste do Brasil e a categoria puro malte tem sido um grande alicerce do nosso crescimento. Amstel e Devassa são as duas marcas mais bem posicionadas do nosso portfólio no segmento”, reforça.

O CEO do Grupo Heineken explica que o investimento para triplicar a produção está alinhado com a busca pela eficiência e com o fato de a fábrica já ter alcançado o topo da capacidade de fabricação, enquanto o consumo continua subindo. “A unidade de Pernambuco atende os mercados do Norte e Nordeste mas, em períodos de sazonalidade, nada impede que a produção seja destinada para abastecer o Sudeste”, sugere.

A Heineken não revela o consumo de cerveja de Pernambuco, mas aponta que o Estado está no TOP 5. “Pernambuco está entre os cinco maiores consumidores de cerveja premium do Brasil, aproximando-se de Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais”, compara Giamellaro. 

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