Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Covid não é mais emergência de saúde global, afirma OMS

Segundo a organização, é um grande passo para o fim da pandemia que matou mais de 6,9 milhões de pessoas

Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a covid deixou de ser considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o que era o mais alto nível de alerta da organização. Tal título havia sido atribuído ao surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

Vale ressaltar que essa decisão não altera o fato de a covid continuar a ser classificada como uma pandemia, status declarado pela OMS em março do mesmo ano.

No início deste ano, a OMS lançou um vídeo explicando a diferença entre a ESPII e a pandemia. Nele, a líder técnica da organização, Maria van Kerkhove, enfatizou que, mesmo que a emergência fosse encerrada neste ano, o mundo ainda teria que lidar com a pandemia de covid por um longo período.

“Isso porque esse vírus está aqui conosco e veio para ficar”, disse Kerkhove.

“É muito difícil definir quando você chega num status em que um novo vírus se torna uma pandemia. Já a ideia de declarar uma ESPII é para coordenar uma ação imediata antes que esse evento se torne ainda maior e vire uma pandemia”, acrescentou.

Especialistas da OMS se reuniram nesta quinta-feira (5) para discutir o rebaixamento do mais alto nível de alerta da organização.

“Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

“No entanto, isso não significa que a covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos”, acrescentou.

A decisão acontece depois que vários países, como os Estados Unidos, começaram a suspender seus estados de emergência locais. O Brasil fez o mesmo em abril do ano passado, na contramão do que dizia a OMS na época.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.