Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lula é aprovado por 43% e reprovado por 24%, aponta CNT/MDA

Avaliação do governo federal é regular para 28,3% dos brasileiros. Desempenho pessoal do presidente atingiu 57% de aprovação

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que 43% dos entrevistados avaliam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótima ou boa. O desempenho pessoal do petista tem avaliação positiva ainda maior, com aprovação de 57% dos entrevistados. O levantamento mostra que 25% dos entrevistados consideraram o atual governo como negativo, enquanto 34,8% também reprovaram o desempenho pessoal de Lula. O resultado é oposto à pesquisa Quaest junto ao mercado financeiro divulgada em 10 de maio, quando o mandatário obteve desaprovação de 86% – conferir nos links ao final o desempenho em levantamentos anteriores.

De acordo com a pesquisa, a avaliação de Lula no início de mandato é superior ao patamar alcançado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na aplicação do mesmo questionário em fevereiro de 2019. Na época, o ex-mandatário foi aprovado por 39% dos entrevistados pela CNT. O desempenho de Lula só fica atrás dos dois primeiros mandatos dele próprio, em 2003 (45%) e 2007 (50%), e da ex-presidente Dilma Rousseff (49%).

De acordo com a pesquisa da CNT, as expectativas para o Brasil nos próximos seis meses mostram percentuais mais próximos entre otimistas e pessimistas, em especial para a geração de
emprego e segurança. A maioria dos entrevistados aponta que os preços continuam subindo. Os valores mais caros, segundo os ouvintes, são observados em alimentação, saúde e habitação. A maioria acredita que a economia só vai melhora a partir de 2024.

“O governo do presidente Lula inicia seu terceiro mandato com percepção positiva junto ao eleitorado, ainda como reflexo do voto de confiança recebido da maioria dos eleitores em 2022. É preciso que as ações apresentadas possam começar a surtir efeito e que o relacionamento com o Congresso Nacional se fortaleça, de forma a permitir que o Brasil recupere sua economia e consiga promover os avanços sociais necessários”, afirmou o presidente da CNT, Vander Costa.

Metodologia

A pesquisa da CNT ouviu 2.002 brasileiros de forma presencial entre os dias 11 e 14 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.