Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Petróleo na foz do Amazonas: presidente do Ibama diz não caber acerto político

Rodrigo Agostinho afirmou que pediu oito vezes informações complementares para a Petrobras sobre pedido de licença

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, disse nesta terça-feira (23) não caber composição política em decisões técnicas e descartou uma negociação neste momento com a Petrobras sobre a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, no litoral do Amapá – o que é defendido pelo presidente Lula. Na área há formações de corais frágeis, correntes fortes e o isolamento da área dificultaria qualquer operação para conter eventuais vazamentos de óleo. A declaração foi concedida antes de uma reunião convocada pela Casa Civil para discutir o tema.

“Não cabe negociação neste momento, mas nada impede que a Petrobras possa reapresentar o pedido”, disse Agostinho. “Eu emito 3 mil licenças por ano, não tenho como ficar em cada licença chamando todas as partes, buscando uma composição, porque não cabe composição [política] em decisões que são técnicas. Muitas vezes a gente vai tomar decisões que vão agradar um grupo de pessoas, desagradar outro grupo de pessoas”.

Também participaram da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil), Marina Silva (Meio Ambiente) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Na semana passada, o Ibama rejeitou o pedido de licença ambiental feito pela Petrobras para pesquisar a existência de petróleo na região. O presidente do Ibama relatou que a instituição pediu para que a Petrobras enviasse ao menos oito vezes informações complementares relacionadas ao pedido de exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, mas que não foram suficientes para comprovar a viabilidade do projeto.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.