Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Gás Verde expande atuação com aquisição da ENC Energy

Até 2026, subsidiária do Grupo Urca planeja investir R$ 600 milhões para converter oito novas usinas a biogás

A Gás Verde, produtora biometano da Urca Energia, adquiriu as operações brasileiras da empresa portuguesa ENC Energy, iniciando atuação em cinco estados brasileiros. A operação permitirá à companhia elevar a participação no mercado de biometano, cada vez mais crescente no país.

Com a aquisição, a participação de mercado da Gás Verde passa dos atuais 50% para 70%, mais de dois terços do mercado, e a capacidade total de processamento pode chegar a até 1 milhão de metros cúbicos por dia (m³/dia). Com base e atuação no Rio de Janeiro, a Gás Verde passa a produzir biometano nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Maranhão com a aquisição.

A aquisição já tem aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A aquisição da ENC Energy envolve um portfólio de oito térmicas a gás natural, que serão convertidas em usinas para processamento de biogás. Neste modelo, segundo contou ao Valor o presidente da Gás Verde, Marcel Jorand, a companhia assume os aterros sanitários geridos pela ENC Energy, algo inédito para a empresa. Nos aterros, a ENC Energy produz o biogás que é utilizado pelas térmicas para gerar energia. A capacidade instalada das térmicas é de aproximadamente 32 megawatts (MW).

Este modelo de negócio, demandou a criação de uma diretoria específica para a produção de biogás – o “braço de E&P” do biogás — para poder operar e extrair o produto dos aterros, ampliando as atividades da companhia. “Estamos animados com essa possibilidade de incremento de receita”, afirmou Jorand.

A aquisição da ENC Energy e a conversão das térmicas em usinas processadoras de biometano demanda investimento de R$ 600 milhões. A perspectiva, segundo Jorand, é que as usinas entrem em operação a partir do primeiro semestre de 2025. A conversão é a mesma operação pela qual passam duas usinas a biogás da Gás Verde também localizadas no Rio de Janeiro: uma em Nova Iguaçu e outra em São Gonçalo.

A principal operação está no aterro sanitário de Seropédica (RJ). A concessão do aterro pertence à Cyclus, que vende o biogás para a Gás Verde purificar e negociar o biometano resultante com seus clientes. A entrega do gás se dá por meio de carretas que transportam o produto comprimido até o destino, onde é regaseificado.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.