Obra marcada por críticas e interrupções conectará Itaqui (MA) a Santos (SP), facilitando escoamento de commodities
Marca da inépcia e das suspeitas de corrupção, após mais de 35 anos de paralisações, reinícios e renegociações ao longo de oito mandatos presidenciais quase completos a Ferrovia Norte-Sul teve suas obras concluídas e deve ser inaugurada nesta nesta sexta-feira (16), em Rio Verde (GO). Ligação ferroviária de 4.155 quilômetros (com 2.257 km operacionais por enquanto) criada para ser o eixo central do sistema ferroviário brasileiro, sua linha conecta os portos de Itaqui (MA) ao de Santos (SP), cruzando as regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Em operação parcial desde 1996, a obra será inaugurada pelo presidente Lula, acompanhado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de autoridades federais, estaduais e municipais.
O evento será no pátio da Rumo, concessionária que opera nos 1.537 quilômetros da Malha Central da ferrovia, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Nos últimos quatro anos, a empresa construiu três terminais em São Simão (GO), Rio Verde (GO) e Iturama (MG). Além da Rumo, o trecho de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO) foi concedido para operação pela VLI Logística. No interior de São Paulo, a ferrovia se conecta com a Malha Paulista, que vai até o litoral. Estão em estudos dois prolongamentos. O Sul poderá conectar Panorama (SP) com Rio Grande (RS), o Norte, pretende ligar Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA).
“A conclusão permite que três estados com forte produção de commodities – como soja, milho e algodão – tenham saída para seus produtos pelo mar. Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais ganham competitividade no momento de exportar seus produtos, seja pelo litoral da Região Sudeste ou pelo Norte do país. Como resultado prático, desenvolvimento e geração de emprego para todo o novo corredor logístico”, informou o governo federal, em nota.
Potencial
Apesar do modal ferroviário ter recebido investimentos ao longo das últimas décadas, que somam mais de R$ 141,9 bilhões, segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o segmento ainda representa cerca de 21,5% do transporte de carga no país, inferior a países continentais como Rússia (81%), Canadá (34%), Estados Unidos (27%) e Austrália (55%).
De acordo com a ANTF, em 2021 mais de 93% do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos. O modo ferroviário responde pelo transporte de mais de 49% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, esse índice é de quase 53%. No transporte de milho, a ferrovia escoa 58% da produção, e no complexo de soja (soja e farelo) as ferrovias transportaram mais de 46% do volume exportado.
(Agência Brasil)
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