Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Covid deu prejuízos de R$ 24 bi aos pequenos

Segundo estudo do Sebrae em parceria com o Ipea, mais de 716 mil empresas fecharam durante a pandemia

Cerca de 716 mil pequenos negócios encerraram suas atividades entre março e junho de 2020, nos primeiros meses da pandemia de covid-19. Essa situação resultou em um prejuízo total de R$ 24,1 bilhões. Esses dados são provenientes de um estudo inédito realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Rafael Moreira, assessor do Sebrae Nacional e participante desse levantamento, destacou que os setores do comércio e serviços foram os mais afetados e ressaltou que o impacto real da pandemia pode ter sido ainda mais grave.

“Embora estejamos em um momento diferente agora, a tendência é que as perdas tenham sido ainda maiores. A grande maioria das empresas sofreu com um faturamento muito abaixo do normal por mais de 2 anos”, afirmou o especialista em um comunicado à imprensa.

Segundo Moreira, essa queda também acarretou uma perda de conhecimento que os pequenos empresários poderiam ter adquirido. Ele também ressaltou a questão do desemprego gerado pela situação.

O estudo enfatiza a necessidade de políticas públicas para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19. Entre as sugestões apresentadas, destaca-se a redução da taxa básica de juros, conhecida como Selic, que atualmente se encontra em 13,75% desde setembro de 2022. O objetivo dessa medida seria facilitar o acesso a financiamentos para as micro e pequenas empresas.

“Sem dúvida, precisamos trabalhar para tornar mais fácil a obtenção de crédito e reduzir o custo do financiamento, diminuindo as taxas de juros e obtendo mais garantias. Além disso, é fundamental melhorar a produtividade, a eficiência e o uso do marketing digital pelas pequenas empresas, para que elas possam ser mais competitivas”, declarou Rafael Moreira.

O estudo intitulado “Covid deixa sequelas: a destruição do estoque de capital das micro e pequenas empresas como consequência da pandemia de covid-19” foi realizado por Moreira e Mauro Oddo Nogueira, do Ipea.

Confira a pesquisa inteira:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.