Sócios da federação de bancos esperam também outras três reduções de 0,5 ponto do juro básico nas três reuniões seguintes
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nesta segunda-feira (10) uma pesquisa apontando que seu 115 sócios concordaram que haverá um corte da taxa básica de juros no Brasil em agosto.
Segundo o levantamento, a mediana das expectativas aponta para queda de 0,25 ponto da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central – o encontro acontece entre os dias 1 e 2 de agosto.
Os sócios da federação de bancos esperam também outras três reduções de 0,5 ponto do juro básico nas três reuniões seguintes, o que levaria a Selic dos atuais 13,75% para 12% ao ano no final de 2023.
O Copom manteve a taxa no mês passado, mas a ata da reunião afirmou que a continuação do processo ‘desinflacionário’ pode permitir “iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.
A previsão dos bancos está em linha com as de economistas consultados pelo BC – o Boletim Focus desta manhã também aponta que a Selic cairá a 12% anuais até dezembro.
Crédito para empresas esfria
A pesquisa da Febraban apontou ainda melhora das expectativas dos bancos para crescimento do crédito para pessoas, mas piora nos empréstimos para empresas. As instituições consultadas agora preveem alta de 9,3% dos financiamentos com recursos livres para o varejo neste ano ante 8,5% do levantamento anterior, de maio.
Para a Febraban, os resultados refletem o mercado de trabalho aquecido e a resiliência do crédito imobiliário. Por outro lado, os bancos estimam menor crescimento da carteira para empresas, de 3,9% para 2,4%.
O que MONEY REPORT publicou