Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lula passará por cirurgia no quadril e fêmur

Presidente sentiu dores na segunda, mesmo após infiltração. Procedimento para aliviar sintomas de artrose deve ocorrer me outubro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, confirmou que passará por cirurgia no quadril em outubro deste ano. Lula sofre artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem se queixando de dores com mais frequência. A informação foi dada no programa “Conversa com o Presidente”: “Eu quero fazer a cirurgia porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro. Então, eu sinto que, às vezes, eu estou com mau humor com meus companheiros”.

“Às vezes fica visível no meu rosto que eu estou irritado, que estou nervoso. E aí você vai ficando uma pessoa incômoda, vai ficando uma pessoa chata, você vai ficando uma pessoa que ninguém quer falar ‘bom dia’ para você, mas com medo de tomar um esporro. Então eu tô chegando à conclusão que eu tenho que operar”, explicou Lula.

No último domingo (23), o presidente passou por procedimento no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula fez uma infiltração na região da perna e do quadril para reduzir as dores, mas, segundo ele, nesta segunda, o quadril voltou a doer. “E parece que voltou a doer um pouco mais”, disse.

Lula explicou que fará mais uma infiltração e que já está se preparando para a cirurgia em outubro, com regime e atividades físicas. O procedimento, segundo ele, seria razoavelmente rápido (cerca de duas horas e meia) e a recuperação dependeria de sua disciplina na fisioterapia. Enquanto Lula estiver se recuperando, o vice-presidente Geraldo Alckmin fica no comando da Presidência.

Até a cirurgia presidente terá que cumprir importantes compromissos internacionais. Confira:

  • Cúpula da Amazônia, em 8 e 9 de agosto, em Belém (PA), com os presidentes dos oito países da região. A posição conjunta deverá ser levada à conferência do clima das Nações Unidas, a COP28, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro;
  • Cúpula do Brics, em 22 a 24 de agosto, na África do Sul. O bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul;
  • Reunião do G20, na Índia, entre 9 e 10 de setembro, com as principais economias do mundo. O Brasil assumirá a presidência temporária do grupo em 2024;
  • Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, em 19 de setembro, quando o presidente do Brasil abrirá os debates.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.