Comércio e serviços em comunidades precárias são responsáveis por movimentar R$ 208 bilhões por ano
Cerca de 40% dos moradores de favelas do Rio de Janeiro são empreendedores e outros 22% têm planos de iniciar um negócio nos próximos 12 meses, demonstra uma pesquisa do Instituto Data Favela. Esses resultados serão apresentados na Expo Favela Innovation Rio, que ocorres de sábado (29) a segunda-feira (31). De acordo com estimativas, o fluxo de negócios em favelas e comunidades periféricas é responsável por movimentar R$ 208 bilhões ao ano no Brasil – sem contar o que os moradores gastam fora.
O estudo consultou 1.674 moradores de favelas do Rio, entre 20 de junho e 5 de julho deste ano. Segundo a pesquisa, 33% dos entrevistados já têm o próprio negócio há mais de cinco anos, sendo que 58% decidiram empreender por necessidade e 24% por oportunidade.
O levantamento também aponta desafios enfrentados pelos empreendedores das comunidades, como a informalidade para se estabelecer e a dificuldade em obtenção de crédito. A maioria (57%) não possui CNPJ os empreendimentos. Além disso, conseguir capital foi citado por 55% dos entrevistados como um dos principais fatores de dificuldade, seguido do desconhecimento em gestão financeira (25%) e falta de equipamentos (24%).
Em relação à obtenção de crédito, 66% dos entrevistados afirmaram ter enfrentado dificuldades, sendo que aproximadamente 25% nunca tentaram obter recursos. Caso disponíveis, os principais investimentos seriam na divulgação do negócio, compra de equipamentos (balcões, mesas, geladeiras, freezers, veículos, ferramentas) e diversificação do portfólio.
No último ano, apenas 17% experimentaram aumento nas vendas, enquanto 48% não perceberam alterações e 35% notaram uma queda. Apesar disso, a perspectiva para o futuro é positiva: 73% acreditam no crescimento de suas vendas nos próximos 12 meses, e 9 em cada 10 se declaram otimistas em relação ao futuro de seus negócios.
Idealizador do Expo Favela, Celso Athayde destaca que é importante enxergar o potencial das pessoas que vivem nessas comunidades, em vez de focar apenas no que lhes falta. Ele ressalta que a Expo Favela Innovation busca conectar empreendedores das favelas com empreendedores de outras regiões, criando um ambiente de empreendedorismo inclusivo.
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