O mapa chamado de Satlas também mostra parques solares e turbinas eólicas onshore e offshore
Um mapa inédito que mostra projetos de energia renovável e a cobertura de árvores em todo o mundo pode ter um papel importante no combate às mudanças climáticas. Lançado nesta quinta-feira (31), o recurso faz parte de uma nova ferramenta chamada Satlas, desenvolvida pelo Allen Institute for AI, instituição fundada pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen. O mapa usa IA generativa para aprimorar imagens tiradas do espaço.
Segundo informações do The Verge, a ferramenta usa imagens dos satélites Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia. No entanto, essas imagens sozinhas fornecem uma visão ainda muito embaçada do solo. Para resolver isso, a equipe do Satlas aplicou um recurso chamado “super-resolução”. Ele usa modelos de aprendizagem profunda para preencher detalhes, como a aparência dos edifícios, a fim de gerar imagens de alta resolução.
O Satlas mostra parques solares e turbinas eólicas onshore e offshore. Os usuários também podem usá-lo para ver como a cobertura da copa das árvores mudou ao longo do tempo. Nunca houve uma ferramenta tão expansiva que fosse gratuita para o público, afirma o Instituto Allen.