Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

São Paulo registra primeiro caso de raiva canina em 40 anos

Secretaria Municipal de Saúde afirmou ter vacinado 367 animais para bloquear a transmissão

O Instituto Pasteur da Secretaria de Estado de São Paulo registrou o primeiro caso de raiva canina na capital paulista desde 1983. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (6).

Em nota, a pasta informa ainda que o caso foi o primeiro registrado em todo o estado de São Paulo desde 1998. O último de que se tinha registro havia sido na cidade de Avanhandava, município vizinho a Penápolis.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirmou ter sido notificada pelo Instituto Pasteur na sexta-feira (1º). Desde então, a SMS investiga o caso e afirmou ter visitado 384 imóveis e vacinado 367 animais para bloquear a transmissão e evitar um surto.

Vacinação antirrábica

A Prefeitura de São Paulo disponibiliza imunização gratuita contra a raiva para cães e gatos, durante todo o ano, em 18 postos fixos espalhados pela cidade, assim como em postos volantes distribuídos pelo município.

“A vacinação contra a doença deve ser feita anualmente e é importante para manutenção do controle da doença nas populações caninas e felinas e, consequentemente, à saúde da população humana”, diz a administração municipal.

Desde o início do ano, até julho, foram vacinados contra raiva 155.560 animais, sendo 97.666 cães e 57.894 gatos pelo Sistema Municipal de Vigilância.

A vacina antirrábica nos animais deve ser aplicada a partir dos três meses de idade. Animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. A imunização tem validade de um ano para animais domésticos. A lista completa dos postos de vacinação pode ser consultada pelo link .

Fui mordido, e agora?

A pasta recomenda que, em casos de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, deve-se procurar imediatamente o atendimento médico para avaliação e conduta. Consulte neste link, unidades de referência.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.