Corre uma campanha maliciosa em redes sociais, principalmente no TikTok, afirmando, com doses cavalares de desinterpretação de texto, que a primeira-dama Janja da Silva assumirá a Presidência enquanto Lula estiver em recuperação da cirurgia de quadril prevista para a próxima sexta-feira (29). Essa é Fake News da Semana de MR.
A mentira está baseada na afirmação – esta verdadeira – que a primeira-dama assumirá parte dos compromissos do marido. Só que nada disso tem a ver com a condução do Executivo, em uma espécie de golpe do atestado médico e do andador. Na ausência do presidente, quem assumirá mesmo é o vice eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Caso não seja possível, a Constituição prevê que, pela ordem, o cargo seja exercido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), seguido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ou o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso.
A falácia barata ignora propositalmente que Janja da Silva tocará apenas os compromissos oficiais agendados no Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente. Da porta para fora, ela é uma cidadão comum e nem deve passar perto do Palácio do Planalto, a sede do governo. Qualquer afirmativa em contrário é uma invencionice para criar uma vitória contra um adversário inexistente. Afinal, Janja não assumirá. Os conteúdos abaixo mostram o que é descrito acima.