25% dos consultados querem trocar de emprego nos próximos 12 meses
Uma pesquisa da PwC revelou que 25% dos brasileiros planejam deixar seus empregos nos próximos 12 meses. Esse percentual é superior ao registrado no ano passado, quando 19% dos brasileiros afirmaram que pretendiam mudar de emprego.
A pesquisa ouviu 54 mil pessoas em 46 países e também constatou que 27% dos brasileiros têm um emprego extra. A média global é de 21%. A sócia da PwC Brasil, Camila Cinquetti, explicou os motivos para o desejo de mudança.
- Motivos financeiros: as pessoas enfrentam dificuldades financeiras, o que é um critério para mudar de emprego;
- Motivos profissionais: os assalariados não acreditam em oportunidades de crescimento na empresa e buscam novas oportunidades;
- Motivos pessoais: eles buscam maior equilíbrio pessoal e profissional, já que 44% relataram que estão sobrecarregado.
Em relação às empresas, 28% dos participantes disseram que as companhias em que atuam não serão economicamente viáveis nos próximos dez anos se mantiverem o ritmo atual.
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o uso de inteligência artificial. Para 43%, a IA vai ajudar a ampliar a produtividade e a eficiência no trabalho. Em termos subjetivos, a percepção negativa sobre as novas tecnologias sofre uma redução ao longo dos anos recentes.