Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasil e China fecham primeira negociação sem conversão ao dólar

Exportação de celulose da Eldorado Brasil foi negociada em yuans e reais

Em um marco para o comércio sino-brasileiro, uma exportação de celulose da Eldorado Brasil foi realizada em yuan e real, sem a necessidade de conversão para o dólar.

A operação foi anunciada pelo Banco da China Brasil SA, subsidiária do quarto maior banco estatal chinês. O produto foi enviado em agosto do porto de Santos para o de Qingdao, na China. As transações financeiras ocorreram no mês seguinte, até a finalização em moeda brasileira, no dia 28 de setembro.

A operação repercutiu amplamente na China, inclusive na estatal CCTV e na rede social Weibo. Foi apontada como “marco na história do comércio sino-brasileiro, que fornecerá os caminhos para mais empresas”.

O noticiário lembrou a visita do presidente Lula a Pequim, em abril, quando assinou com Xi Jinping um memorando de entendimento para promover o comércio bilateral nas moedas locais. Outros movimentos na mesma direção vêm sendo feitos desde o início do ano, inclusive pelos dois bancos centrais.

A operação é uma conquista importante para o Brasil e a China, pois reduz a dependência do dólar nas transações comerciais entre os dois países. Isso pode trazer benefícios para ambas as partes, como a redução de custos e o aumento da segurança das transações.

Além da Eldorado Brasil, outras grandes exportadoras brasileiras, como a Suzano e a Petrobras, também estão estudando a possibilidade de negociar em moeda local com a China.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.