Pesquisa foi realizada pelo Google Cloud em conjunto com a IDC Brasil
Pesquisa do Google Cloud e da IDC Brasil mostra que 82% dos líderes de TI de grandes empresas se sentem pressionados a implementar ou utilizar novas tecnologias. O estudo, realizado com 120 profissionais, também revelou que 62% dos líderes de TI participam ativamente das decisões estratégicas tomadas em outras áreas.
A pesquisa aponta que a pressão para a adoção de novas tecnologias vem principalmente dos CEOs das empresas. Segundo 30% dos entrevistados, a pressão para a digitalização vem do CEO, enquanto 48% entendem que os CEOs são os maiores apoiadores dessa transformação digital.
Com o crescimento da necessidade das empresas de avançar na digitalização, os líderes de TI estão cada vez mais envolvidos nas tomadas de decisão estratégicas. Isso se reflete no aumento da confiança no setor, com 68% dos participantes do estudo se dizendo confiantes e 49% se dizendo entusiasmados com o papel do TI nas empresas nas quais atuam.
Entre as novas tecnologias mais buscadas pelas empresas estão infraestruturas na nuvem (48%), inteligência artificial (IA) e machine learning (aprendizado de máquina) (44%), além de IA generativa (42%). No entanto, apenas 25% das empresas estão desenvolvendo Provas de Conceito (POCs) e testes práticos com IA generativa.
A pesquisa também aponta que 94% das empresas adotam a nuvem como parte de suas infraestruturas de TI. Desse total, 52% entendem que isso será mantido, com 36% prestes a ampliar os investimentos nesse setor até o ano que vem.
Os desafios que devem motivar os investimentos na nuvem envolvem, especialmente, aspectos operacionais (37%), financeiros (35%) e de segurança (15%).
O que MONEY REPORT publicou
- Setor logístico deve movimentar US$ 8 bilhões com IA
- Ambev aumenta eficiência com inteligência artificial
- Latam adota IA para atender passageiros em Guarulhos
- ChatGPT não é confiável para responder sobre programação
- Disney cria força-tarefa para pesquisa em IA
- Conheça LuzIA, o ChatGPT para Whats
- Microsoft e Meta investem em nova IA
- IA leva Nasdaq à alta recorde de 32%