O jatinho modernizado para enfrentar os VLJs da Cessna e da Cirrus será apresentado na NBAA-BACE 2023, nos Estados Unidos, em 17 de outubro
A Embraer lançou uma nova versão do jato executivo de pequeno porte Phenom 100. A apresentação do modelo Phenom 100EX ocorreu na cidade de Melbourne, no estado da Flórida, Estados Unidos. De acordo com a Embraer, a nova aeronave da categoria very light jet (VLJ) atinge 41 mil pés (12.497 metros) de altitude, tem alcance com quatro ocupantes de 1.178 milhas náuticas (2.182 km) em velocidade de cruzeiro de 406 nós (700 km/h).
Irmão mais velho e menor do Phenom 300, o jato mais vendido na categoria leve, o novo Phenom 100 é uma tentativa da fabricante brasileira diante da liderança dos Cessna Mustang e CitationJet, do Cirrus Vision e do HondaJet no segmento VLJ. Com 401 unidades construídas desde 2008, o VLJ brasileiro que custa cerca de US$ 5 milhões perdeu espaço para esses concorrentes, apesar do bom desempenho inicial. Os Cessna somam mais de 800 unidades vendidas desde 2006, o Vision, 418, e o Honda, 226.
A nova variante possui controles digitais de cabine Upper Tech Panel, novo design dos assentos, uso de materiais sustentáveis e mesas com considerável espaço de trabalho, levando em conta sua categoria. Para criar mais espaço, o cockpit não possui divisórias, o que permitiu mais espaço para os pilotos.
O projeto interior é da BMW DesignWorksUSA. Ele também apresenta um quinto assento lateral e um assento certificado para decolagem e pouso no toalete em sua configuração básica, aumentando assim a capacidade de passageiros.
O Phenom 100EX é o primeiro em sua categoria a contar com o Runway Overrun Awareness and Alerting System (Roaas), sistema que alerta se há risco de saída ou ultrapassagem dos limites da pista no pouso ou na decolagem – tornando o voo mais seguro. As telas são touch screen baseadas no Garmin 3000. Para melhorar a segurança e o conforto dos passageiros, foi instalado um radar com varredura 3D que identifica com maior precisão riscos meteorológicos, como tempestades elétricas e granizo.
“Esse produto redefine a experiência de voo no segmento entry-level, oferecendo conforto aprimorado, mais recursos para os pilotos e aumentando a proposta de valor para os nossos clientes”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva.
A aeronave tem certificação tripla da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e de reguladores norte-americanos e europeus. Segundo a Embraer, toda a produção de 2024 já foi vendida e as próximas entregas estão disponíveis em 2025.
Ela fará a sua estreia no NBAA-BACE 2023, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
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