Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Tecnologia ajuda empresas a serem mais sustentáveis

A adoção de tecnologias em nuvem, por exemplo, minimiza a emissão de 59 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.

Tecnologias como inteligência artificial, nuvens de armazenamento de conteúdo e plataformas de assinatura eletrônica têm sido usadas pelas empresas para impulsionar a agenda ESG, especialmente na pauta de sustentabilidade.

  • Nuvens de armazenamento: As nuvens permitem armazenar documentos de forma digital, eliminando a necessidade de imprimir e arquivar papéis. Segundo dados da Accenture, a adoção de tecnologias em nuvem minimiza a emissão de 59 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.
  • Plataformas de assinatura eletrônica: Essas plataformas permitem assinar documentos eletronicamente, eliminando a necessidade de assinaturas físicas. Um estudo da Clicksign mostrou que a empresa evitou o uso de 267 milhões de folhas de papel com o uso de sua plataforma.
  • Novas tecnologias: Além dessas soluções já estabelecidas, novas tecnologias estão surgindo para ajudar as empresas a serem mais sustentáveis. Por exemplo, a blockchain pode ser usada para criar contratos inteligentes que reduzem a burocracia e os custos operacionais.
Exemplos

O CEO da startup especializada em dados Sauter Digital, Emerson Lima, afirma que o uso da nuvem não agrega somente no pilar sustentável da agenda ESG, mas também no de governança, por exemplo. Ele explica que as estratégias de computação em nuvem podem ser alinhadas com os objetivos de governança, como a redução de riscos, melhoria de eficiência e promoção de práticas comerciais responsáveis e éticas.

Para o presidente do Instituto Smart Business, Lorenzo Madrid, o uso das novas tecnologias na agenda ESG segue sendo uma tendência no mercado corporativo, possibilitando a automação de processos e o uso de sistemas em tempo real.

Ele destaca, por exemplo, que a blockchain (cadeia de dados que permite o compartilhamento de bens e informações em uma base segura e imutável) já começa a ser usada nos chamados contratos inteligentes.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.