Os Beatles anunciaram sua separação em 1970. John Lennon foi para o andar de cima em 1980 e George Harrison em 2001. Mesmo assim, eles permanecem como a maior banda de todos os tempos, ganham novos fãs a cada momento e ainda vendem muito nos mercados digitais. Neste feriado, os Beatles lançam uma música inédita, “Now and Then” e repetem o truque de “Free as a Bird”, de 1995, e de “Real Love”, lançada no ano seguinte.
E qual é esse truque?
Yoko Ono, em 1994, deu a Paul McCartney fitas que continham gravações caseiras com canções inéditas de John Lennon. Paul, George e Ringo Starr, então, deram início ao projeto “Anthology”, que lançou um documentário e uma série de CDs, tendo “Free as a Bird” como carro-chefe.
O apelo era óbvio: pela primeira vez, em anos, ouvia-se uma gravação com todos os Beatles (John, infelizmente, de forma póstuma) no estúdio. Além disso, a canção era muito boa e foi melhorada por Paul, que compôs um trecho de perfeito casamento com a melodia original. O vídeo promocional foi produzido de forma inspirada, inserindo cenas antigas da banda em citações das letras das músicas. Um trecho é brilhante: um coquetel com a presença de todas as figuras recortadas que estão na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Com todo esse apelo, “Bird” chegou ao sexto lugar na parada americana e lá ficou durante onze semanas.
Em 1996, eles lançaram “Real Love”, que chegou ao 11º lugar, durando 7 semanas no ranking dos mais vendidos. Há duas explicações para essa performance, pior que a do primeiro single. A música não era tão boa e o truque, repetido, já não tinha tanta graça.
“Now and Then” vai vender bem pela curiosidade, mas não é uma canção espetacular. A versão original de John circula pelo YouTube há alguns anos e não empolga. Será inevitavelmente melhorada por Paul e ficará marcada como o último registro dos quatro Beatles juntos, já que George chegou a trabalhar nessa gravação nos anos 1990 (depois, ele mesmo insistiu em deixar essa gravação de lado, pois não havia gostado da versão final).
Será que vale a pena esticar o mito dos Beatles, lançando uma faixa que está bem aquém do que a banda produziu no passado? Os puristas dirão que não. Talvez fosse melhor preservar a memória da banda sem utilizar esses esquemas que parecem ser apenas um estratagema caça-níqueis.
De qualquer forma, os nostálgicos poderão adquirir “Now and Then” em formato de vinil, com um remix de “Love Me Do” no outro lado. E, na sequência, os dois álbuns duplos de coletâneas (conhecidos como os discos vermelhos e azuis), serão também relançados com gravações remasterizadas.
O mito em torno dos Beatles, também reforçado pelas turnês do incansável Paul McCartney, deverá ser eterno. Dos mais jovens aos mais velhos, quase todos sabem reconhecer os refrões de “She Loves You”, “Yesterday”, “Help!”, “Hey Jude” e “Come Together”. Definitivamente, a mística da banda não precisava deste novo lançamento para ser reavivada.
Respostas de 4
É necessário sim, afinal, como uma banda inovadora que foi nos anos 60, nada mais normal deles pegarem canções e transformá-la. E guarda argumento porque ainda vem muito mais, afinal o Peter Jackson está de posse de centenas de horas de v´ídeos da banda. Quanto as turnês do Paul, que bom né, um senhor de 81 anos ainda produtivo, sendo que nem precisaria, afinal possui um legado e dinheiro suficiente pra ficar de boa em casa
Claro que precisava.
Esse é o típico crítico chato. O cara não tem o que escrever e vai criticar. A música é muito bonita. Bela balada. Tudo que colocarem no mercado dos geniais Beatles será bem vindo
Em um mundo tão carente de musicas bonitas e de qualidade, Onde tão poucos artistas tem feito a diferença atualmente, uma musica lançada pelos beatles em meio a isso sempre será bem vinda. Tendo em vista o baixo nível de qualidade que temos visto no nosso país, que a cada ano desce um degrau musicalmente, onde se valoriza musicas com palavrões, conexões com trafico de drogas e milícia, Now and Then dos BEATLES vem em boa hora. Além de toda a nuance por trás dela, um poema em meio ao caos. Onde 4 jovens que conquistaram o mundo com suas canções envelheceram, perderam dois de seus amigos e agora olham pra trás como qualquer um de nós, com saudades de sua juventude e sabendo que poderiam ter feito algo diferente no fim da banda mais famosa de todos os tempos. E uma forma de poder amenizar a dor e a saudade, é pegar um projeto do seu amigo de juventude e terminá-lo… Existe algo mais poético do que isso??? Fica a interpretação de cada um neste momento.. mas para mim qualquer projeto que tenha este pano de fundo será bem vindo, independente de qual banda ou cantor seja o projeto.. Obrigado aos Beatles pelo legado que nos deixou e que ainda 53 anos após o seu termino contiuam fazendo hist´ória e sendo relevantes ´para a musica no mundo.. Forte Abraço a Todos!!!