A Microsoft, a Abercrombie e a NBA são algumas das companhias que já aderiram à prática
Cerca de 20% das mulheres na força de trabalho americana estão na faixa etária da menopausa, uma fase que pode trazer diversos desafios físicos e emocionais. Para apoiar essas profissionais, cada vez mais empresas estão oferecendo benefícios específicos para a menopausa.
A Microsoft, a Abercrombie e a NBA são algumas das companhias que já aderiram à prática. As iniciativas podem incluir terapia hormonal, aconselhamento, programas de educação e conscientização, e até mesmo licença médica para o tratamento dos sintomas.
Um relatório da consultoria NFP estima que a perda de produtividade e as despesas médicas relacionadas à menopausa custam US$ 26,6 bilhões por ano à economia norte-americana.
Segundo a pesquisa, cerca de um terço das empresas que hoje não oferecem benefícios relacionados à menopausa estudam adotar essa prática nos próximos cinco anos.
Estudo recente da Mayo Clinic estima que a perda de produtividade e as despesas médicas relacionadas à menopausa custam US$ 26,6 bilhões por ano à economia norte-americana.
Mulheres com idades entre 45 e 54 anos são uma parcela crescente da força de trabalho nos EUA e suas atividades laborais podem ser afetadas por sintomas como distúrbios do sono e ondas de calor durante a menopausa.
“Substituir essas funcionárias custaria às empresas muito mais do que apoiá-las “, afirmou Maria Trapenasso, da consultoria NFP. “Essas também são suas líderes mais experientes – acrescentou, observando que muitas vezes elas orientam os funcionários mais novos e trazem estabilidade aos negócios”.
Os benefícios para a menopausa são uma forma de as empresas apoiarem a saúde e o bem-estar de suas funcionárias, bem como de garantir a sua produtividade. A tendência é que essa prática se torne ainda mais comum nos próximos anos.