Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Primeiro-ministro de Portugal é alvo de buscas

Polícia e MP investigam irregularidades em exploração de lítio e hidrogênio verde

A polícia de Portugal realizou, na manhã desta terça-feira (7), uma operação de busca e apreensão na casa do primeiro-ministro António Costa, e nas sedes de alguns ministérios do governo, em uma ação que investiga a exploração de lítio, segundo informações da CNN Portugal. Pelo menos cinco pessoas próximas a Costa foram presas.

A operação deflagrada pela polícia e pelo Ministério Público português investiga supostas irregularidades em operações para explorar lítio em uma vila portuguesa, além de haver suspeita de crime nos negócios de hidrogênio verde.

Entre os presos estão o empresário e amigo do primeiro-ministro, Diogo Lacerda Machado, o chefe de gabinete de Costa, Vítor Escária, e o presidente da Câmara de Sines, Nunes Mascarenhas. Outros dois executivos da zona de Sines também foram detidos, mas seus nomes não foram divulgados.

O ex-ministro do Meio Ambiente, João Matos Fernandes, o empresário dono da Lusorecursos Ricardo Pinheiro, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o atual ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, também foram alvos de buscas em seus endereços e ministérios, mas não estão na lista de detidos, segundo a CNN Portugal.

As autoridades portuguesas apuram supostas irregularidades para beneficiar a Lusorecursos na exploração de lítio em Montalegre.

Após a operação das autoridades, o António Costa cancelou um evento agendado em Porto e foi prestar esclarecimentos ao presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. O primeiro-ministro também cancelou toda a agenda desta terça-feira.

Em nota à imprensa de Portugal, a assessoria do primeiro-ministro confirmou a operação em ministérios, mas não se manifestou sobre as buscas na residência oficial de Costa.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.