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Marcas precisam oferecer experiências inovadoras aos consumidores

Para a head de negócios da consultoria Gad, as empresas devem criar estratégias para atrair clientes atentos e que planejaram participar da data

O consumidor brasileiro está mais maduro e exigente. E isso se reflete nas expectativas de compra, o que fica mais nítido em eventos como a Black Friday 2023. Segundo pesquisa do Google, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras para a data e sete em cada dez consumidores devem gastar igual ou mais do que no ano anterior.

Apesar do prognóstico otimista, as marcas têm um desafio maior no período. Com a aceleração da digitalização das compras, as empresas precisam ir além dos descontos, já que os clientes buscam muito mais do que ofertas e produtos tradicionais, conforme revelam as pesquisa e explica Mari Soccodato (imagem abaixo), head de negócios da consultoria de marca e experiência Gad.

“As pessoas querem uma melhor experiência com frete, com pagamento, forma de desconto progressivo. Muito mais do que há alguns anos. E quando falo de experiência significa que a empresa tem de atender às expectativas do cliente do começo ao fim, em todos os momentos de relacionamento da compra”, destaca Soccodato.

De acordo com a executiva, a primeira Black Friday pós-pandemia apresentou consumidores acostumados à experiência de compra no e-commerce muito avançada. Por isso, com a expectativa alta, é preciso ofertar o algo mais.

“A inovação é uma exigência e o céu é o limite. Um exemplo é a CVC, que mudou sua marca pela primeira vez na história para a Black Friday. A empresa precisou inovar na questão de experiência dela como marca para este momento de compra”., explica.

Novos nichos também são oportunidades na Black Friday. Segundo Soccodato, antes compravam-se só produtos, como eletrodomésticos e vestuário. Hoje, todas as marcas entram no universo da experiência por meio de consumo e serviço.

“A inovação é uma exigência e o céu é o limite”, pondera Mari Soccodato, head de negócios da consultoria de marca e experiência Gad.


“Justamente por verem um potencial dentro de uma data muito importante, na qual o consumidor se organiza e espera para poder comprar. O cliente busca experiência na Black Friday, desde planos de viagem até pacotes de estética”, comenta.

Segundo Mari, a Black Friday também é uma data estratégica, pois permite que as empresas criem um calendário para novos produtos e serviços, o que impacta no fechamento anual de vendas, na definição de metas comerciais e na oferta de compras diferenciadas. “Além disso, a data é uma oportunidade para as empresas se relacionarem com seus clientes também no agradecimento e no pós-venda”, finaliza.

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