Departamento de Justiça investiga a companhia sobre alegações relacionadas a lavagem de dinheiro, fraude bancária e violações de sanções
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) está buscando mais de US$ 4 bilhões da Binance Holdings como parte de um acordo proposto para concluir sua investigação sobre a exchange de criptomoedas e seu CEO, Changpeng Zhao (CZ), informou a Bloomberg citando fontes.
O Departamento de Justiça investiga a Binance sobre alegações relacionadas a lavagem de dinheiro, fraude bancária e violações de sanções, informou o meio de comunicação, acrescentando que as negociações entre a Binance e o DOJ incluem CZ potencialmente enfrentando acusações criminais nos EUA.
O acordo visa encontrar um meio-termo para permitir que a Binance continue as operações. Outra pessoa destacou que a exchange de criptomoedas está buscando minimizar sua exposição em qualquer acordo, inclusive pressionando por um acordo de adiamento da ação penal.
Se um acordo de diferimento de processo for alcançado entre a Binance e o DOJ, o Departamento de Justiça iniciará uma queixa criminal contra a exchange de criptomoedas, detalhou a publicação.
No entanto, os EUA não prosseguiriam com a ação penal desde que a empresa cumprisse as condições acordadas, normalmente envolvendo uma sanção pecuniária significativa e uma admissão detalhada de irregularidades.
A Binance enfrentou obstáculos legais e regulatórios de várias agências dos EUA, bem como um escrutínio intensificado por parte dos legisladores.
Em junho, a Securities and Exchange Commission (SEC) abriu um processo contra Binance e Zhao. A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) também processou Binance e Zhao em março.
O que MONEY REPORT publicou
- Binance deixa a Rússia por medo de sanções americanas
- BC fará consultas públicas para regular mercado de criptoativos
- Exame: Bitcoin bate US$ 26,5 mil após ETF da BlackRock e acordo entre SEC e Binance
- CEO da Binance elogia proposta do FMI para regulação de criptos
- Brasileiros estão no top 10 dos prejudicados pela FTX
- Binance cria fundo bilionário