Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Mundo 3ºC + quente; chuvas salvam e matam; consumo sustentável; créditos para TO

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Tocantins é o 1º a receber créditos de carbono

O estado brasileiro pioneiro a receber recursos financeiros referentes à comercialização de créditos de carbono é Tocantins, na região Norte. O anúncio foi feito na terça-feira (21), durante o I Fórum Estadual de Sustentabilidade. Em junho, o governo do estado assinou um acordo técnico com a Mercuria Energy Trading para a qualificação e certificação do programa de Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação (REDD+). A primeira parcela, de cerca de R$ 7 milhões, materializou as negociações e mostrou, de uma vez por todas, que essas operações são viáveis.

Chuvas salvam Pantanal e alagam Sul

As tempestades que caíram desde o final de semana passado na região central do Brasil apagaram os grandes incêndios que castigavam o Pantanal (MT e MS). De acordo com imagens de satélite divulgadas nesta segunda (20) não registrava mais focos ativos depois de perder quase um milhão de hectares de vegetação neste ano. Já no Sul, as fortes chuvas voltaram a alagar cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apresentando aos brasileiros o que vem por aí com o desequilíbrio e os extremos climáticos.

Mundo pode ter aquecido 3°C

Ao ritmo atual de emissões de gases de efeito de estufa, o mundo caminha para um aumento da temperatura média entre 2,5ºC e 2,9ºC neste século, quase o dobro da meta ideal, alertou a ONU também na segunda (20). De acordo com o relatório anual sobre alterações climáticas, as nações do G20 devem acelerar imperativamente a sua transição energética e aumentar seus cortes nas emissões.

_______________________________________________________________

________________________________


Reflorestamento com espécies nativas é solução econômica

Uma pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) sondou áreas de restauração florestal e reuniu informações sobre replantio com potencial econômico. Os pesquisadores traçaram modelos de crescimento e elaboraram cenários para a produção de madeira a partir de 10 espécies nativas da Mata Atlântica. O resultado demonstrou que dá para unir rentabilidade com recuperação do ecossistema atlântico.

Brasil é o 6º maior produtor de energia eólica

O Brasil atingiu um marco na geração de energia eólica: a marca de 1 mil parques em operação. Com isso, o país passa a ocupar a sexta posição no ranking mundial, atrás de China, Estados Unidos, Alemanha, Índia e Espanha. O crescimento da energia eólica no Brasil foi impulsionado por uma forte política estatal de incentivos, que começou em 2002, com a criação do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas (Proinfa).

_______________________________________________________________

________________________________

96 bilionários estão em empresas brasileiras sustentáveis; confira

Dentre os bilionários brasileiros, 96 tem participações em empresas consideradas sustentáveis. A informação faz parte de uma lista divulgada pela Forbes, em setembro de 2023, que leva em consideração as 20 companhias que fazem parte da carteira de investimentos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Confira a lista completa.

73% dos brasileiros estão mudando para opções sustentáveis

Os impactos ambientais e a sustentabilidade são cada vez mais considerados pelos consumidores ao redor do mundo, é o que aponta a pesquisa Future Consumer Index, da EY, realizada com 21 mil entrevistados de 27 países. Entre os brasileiros, 73% estão profundamente preocupados com a fragilidade do planeta. O resultado é maior do que a média global de 64%. Já 35% esperam que as mudanças climáticas piorem nos próximos 6 meses, contra 43% globalmente. O que chama a atenção também é que a maior parte dos entrevistados por aqui dizem adotar a sustentabilidade como estilo de vida, enquanto 60% acreditam que adotar ações e comportamentos sustentáveis é um princípio de vida e 71% pretendem prestar mais atenção aos impactos ambientais em seu consumo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.