Circula nas redes sociais um print de tela que mostra o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, respondendo uma publicação do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, com a frase “Lula ladrón, tu lugar está en la prisión”. No entanto, a imagem é uma montagem.
Em busca avançada do X, ex-Twitter, nenhuma mensagem semelhante de Milei foi encontrada. Registros da publicação do petista na Wayback Machine também não mostram nenhuma resposta do presidente eleito argentino.
Indícios permitem afirmar que a mensagem é uma montagem relativamente grosseira. Após o nome de usuário @JMilei, aparece um caractere “l”, que não existe nas publicações dele. Também é possível ver que a data e esse caractere extra estão desalinhadas com o nome do usuário. Também são visíveis pontos brancos na mensagem, que parecem ser resquícios da mensagem original editada com descuido.
Pelo contrário, o presidente eleito da Argentina disse na noite de quarta-feira (22) que Lula “será bem recebido” se quiser ir à sua posse, marcada para 10 de dezembro, em Buenos Aires. “Se Lula vier, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil”, disse Milei em entrevista ao programa “A Dos Voces”, do canal Todo Notícias.
É fato, no entanto, que Milei já criticou Lula publicamente. Em janeiro deste ano, o argentino disse que o petista fazia parte de uma casta de políticos ladrões. Já durante as eleições brasileiras, gravou um vídeo chamando Lula de “presidiário”.