Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 1,2%
A produção da indústria brasileira cresceu 0,1% em outubro ante setembro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador tinha registrado alta de 0,2% em agosto e estabilidade (0%) em setembro, (após divulgação inicial de variação de 0,1% para setembro). A variação de 0,1% é classificada pelo IBGE como estabilidade estatística, por estar dentro da margem de erro da pesquisa.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 1,2%. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de alta de 0,3% na variação mensal e de 1,3% na base anual.
Por categoria
Três das quatro grandes categorias do setor industrial pesquisadas pelo IBGE tiveram queda na atividade em outubro, frente a setembro.
Os bens de capital tiveram retração de 1,1% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro de 2022, a produção cai 10,3%.
A produção de bens duráveis, por sua vez, recuou 2,4% em outubro, frente a setembro. Na comparação com outubro de 2022, o indicador teve queda de 3,2%.
O resultado de bens semi e não duráveis, por sua vez, foi de retração de 0,3% em outubro ante setembro. Na comparação anual, com outubro de 2022, houve aumento de 4%.
A única categoria a escapar do campo negativo na passagem entre setembro e outubro foi a de bens intermediários que apresentou crescimento de 0,9%. Na comparação com outubro de 2022, a atividade de bens intermediários sobe 1,3%. A categoria representa 55% da indústria.