Vão ser destinados R$ 3,4 bilhões para o programa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso Nacional no último sábado (30) um projeto de lei para investir na modernização da indústria no País. O objetivo do projeto é também aumentar o fluxo de caixa das empresas e aumentar a taxa de investimentos para 18% do PIB.
Inicialmente, vão ser destinados R$ 3,4 bilhões para o projeto, que prevê abater o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e de CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) das empresas que adquirirem máquinas e equipamentos. Vão ser abatidos 50% no 1º ano e a outra metade no 2º. Atualmente, o abatimento é gradativo e feito em até 25 anos. Segundo estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a indústria brasileira tem um maquinário ultrapassado, com média de 14 anos de idade.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), o projeto vai antecipar abatimentos que os empresários tem direito. “A neoindustrialização tem relação direta com aumento de produtividade e competitividade, que passa necessariamente pela modernidade do parque industrial”, afirmou.