A maioria (86%) espera que 2024 seja um ano de melhorias em todas as áreas da vida
Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada pelo Valor Econômico, mostrou que 86% dos brasileiros estão otimistas com o ano de 2024. Esse otimismo se reflete em uma expectativa de melhoria em todas as esferas da vida, como finanças, saúde, trabalho e família.
Entre os que pretendem fazer promessas de ano novo, 55% querem comprar um bem ou desejo de consumo. É o segundo item mais citado, depois de saúde (61%).
A pesquisa também mostrou que os mais jovens, aqueles que possuem ensino superior e negros são os mais otimistas. Já os que estão menos otimistas são os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O otimismo dos brasileiros com 2024 é resultado de uma combinação de fatores, como a melhora da economia, a redução da inflação e a expectativa de que o novo governo, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, possa promover mais estabilidade e justiça social.
No entanto, o otimismo não é unanimidade. Entre os que não estão confiantes no futuro do Brasil, o principal motivo é a polarização política, que ainda divide a sociedade brasileira.
Outro desafio que pode dificultar a concretização do otimismo da população é o abismo digital. Segundo a pesquisa, 40% dos brasileiros não acessam ou ficam pelo menos dez dias por mês sem internet. Isso pode limitar as oportunidades de emprego, educação e consumo para essas pessoas.