Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

As marcas mais valiosas do mundo e do Brasil

Apple lidera ranking mundial; banco Itaú se destaca como a marca mais valiosa do Brasil

A consultoria Brand Finance divulgou o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo em 2024. A Apple é a marca mais valiosa do mundo, com um valor de US$ 516,6 bilhões, seguida pela Microsoft (US$ 340,4 bilhões), Google (US$ 333,4 bilhões) e Amazon (US$ 308,9 bilhões).

No Brasil, apenas três marcas estão no ranking global: Itaú (US$ 8,3 bilhões), Banco do Brasil (US$ 5,5 bilhões) e Bradesco (US$ 5 bilhões). Apesar da liderança nacional, o Itaú perdeu 21 posições em relação a 2023, quando estava na 242ª posição.

O relatório mostra que o valor das 100 marcas brasileiras que compõem o relatório cresceu 16% em comparação ao ranking de 2022.



Apple recupera o título

A Apple recuperou o título de marca mais valiosa do mundo, que havia perdido para a Amazon em 2023. A empresa de tecnologia obteve um crescimento de 74% no valor da marca, impulsionado por sua estratégia de expansão para novos mercados, como o streaming de vídeo e a realidade virtual.

A Apple também se beneficiou do aumento da demanda por seus produtos e serviços, como o iPhone e o Apple Watch. A empresa manteve sua posição dominante no mercado de smartphones de ponta, com uma participação de 71%.

Nvidia é a marca de crescimento mais rápido do mundo

A Nvidia é a marca de crescimento mais rápido do mundo, com um aumento de 163% no valor da marca. A empresa americana é um dos principais players em chips de inteligência artificial (IA). A Nvidia se beneficiou do aumento da demanda por chips de IA, que são usados em uma variedade de aplicações, como carros autônomos, robótica e computação em nuvem.

Marcas brasileiras precisam internacionalizar-se

As três marcas brasileiras presentes no ranking global são bancos. O diretor da Brand Finance no Brasil, Eduardo Chaves, afirma que as empresas brasileiras precisam internacionalizar-se para crescer em termos de valor. “As marcas brasileiras precisam gerar receita superior, e principalmente em dólar, para figurar em posições acima das atuais”, explica Chaves.

Outra variável que pode tornar as marcas brasileiras mais valiosas é a gestão da imagem e a força da marca. “Marcas mais fortes também se tornam mais valiosas”, diz Chaves.



As 25 marcas mais valiosas do mundo
  1. Apple (US$ 516,6 bilhões)
  2. Microsoft (US$ 340,4 bilhões)
  3. Google (US$ 333,4 bilhões)
  4. Amazon (US$ 308,9 bilhões)
  5. Samsung Group (US$ 99,4 bilhões)
  6. Walmart (US$ 96,8 bilhões)
  7. TikTok/Douyin (US$ 84,2 bilhões)
  8. Facebook (US$ 75,7 bilhões)
  9. Deutsche Telekom (US$ 73,3 bilhões)
  10. ICBC (US$ 71,8 bilhões)
  11. Verizon (US$ 71,8 bilhões)
  12. State Grid Corporation of China (US$ 71,1 bilhões)
  13. Instagram (US$ 70,4 bilhões)
  14. China Construction Bank (US$ 65,6 bilhões)
  15. Starbucks (US$ 60,7 bilhões)
  16. Agricultural Bank Of China (US$ 60,4 bilhões)
  17. Mercedes-Benz (US$ 59,4 bilhões)
  18. Tesla (US$ 58,3 bilhões)
  19. Oracle (US$ 53,1 bilhões)
  20. Home Depot (US$ 52,8 bilhões)
  21. Toyota (US$ 52,7 bilhões)
  22. Bank of China (US$ 50,5 bilhões)
  23. Shell (US$ 50,3 bilhões)
  24. Moutai (US$ 50,1 bilhões)
  25. AT&T (US$ 49,3 bilhões)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.