Movimento é mais um passo para consolidar a gigante chinesa no setor automotivo
A chinesa de telecomunicações Huawei criou uma nova empresa dedicada ao desenvolvimento de sistemas e componentes para carros inteligentes. Esse é mais um passo da companhia para expandir sua participação na indústria automobilística, depois de anunciar uma joint venture com a montadora Changan Automobile para iniciar uma nova empresa comum de carros inteligentes.
A nova empresa, chamada Shenzhen Yinwang Intelligent Technology, foi criada com um capital registrado de 1 bilhão de yuan (US$ 140 milhões), segundo o Tianyancha. Ela é 100% de propriedade da Huawei. Os registros apontam que os negócios da nova empresa abrangem a fabricação de equipamentos para carros inteligentes, serviços de integração de sistemas de inteligência artificial (IA) e desenvolvimento de software de IA, entre outras áreas.
A Huawei informou que planeja transferir seu negócio de sistemas de carros inteligentes para uma nova unidade com investimentos da Changan Automobile e “integrar as principais tecnologias e recursos das soluções de carros inteligentes [da Huawei] na nova empresa”. De acordo com reportagem do jornal chinês Securities Times, embora a Huawei detenha atualmente 100% da nova empresa, ela está aberta à adesão de novos parceiros do setor para se tornar uma plataforma de tecnologia com patrimônio diversificado.
A criação da Shenzhen Yinwang Intelligent Technology pela Huawei chega em um momento em que a China está avançando no desenvolvimento de tecnologia avançada, especialmente inteligência artificial. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou nesta semana diretrizes preliminares para padronizar o setor de IA do país, entre elas a formação de pelo menos 50 padrões nacionais e de todo o setor para IA até 2026. O governo chinês também quer que pelo menos mil empresas adotem e apliquem esses padrões até 2026.