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5 erros que MPEs cometem no Whats – e 3 soluções

Plataforma mais usada para vendas online de micros e pequenos exige algumas práticas básicas

Cada vez mais integrado ao cotidiano, o WhatsApp emerge como uma ferramenta crucial para a comunicação entre empresas e clientes. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mais de 40% do faturamento das micros e pequenas empresas (MPEs) é proveniente do ambiente online. Dentre as plataformas mais utilizadas, o WhatsApp é usado por 56% dos comerciantes e prestadores de serviços.

Diante do peso da plataforma, o especialista em marketing e gestão comercial Rafael Jakubowski aponta os erros mais comuns e algumas soluções para pequenos varejistas e prestadores de serviços.

Jamais faça isso:

  • Spam invasivo: enviar mensagens não solicitadas apenas para vender, sem considerar o interesse do cliente;
  • Falta de atenção: não se atentar às perguntas ou comentários dos clientes, desarticulando o relacionamento justo na hora construí-lo;
  • Omissão: não utilizar o nome do cliente, perdendo a oportunidade de personalizar e humanizar a mensagem;
  • Má utilização de listas de transmissão: acreditar que todas as mensagens enviadas via lista de transmissão alcançarão todos os contatos, ignorando que apenas aqueles que adicionaram o remetente receberão a mensagem;
  • Contato apenas para vendas: negligenciar o pós-venda, esquecendo da importância de manter um relacionamento contínuo.

Jakubowski reforça a necessidade de estabelecer um diálogo autêntico e orientado ao cliente, destacando que o pós-venda é tão crucial quanto a venda inicial. A atenção aos detalhes e ao entendimento das nuances do atendimento virtual são fundamentais para o sucesso dos pequenos negócios em um cenário digital em constante evolução. Mas há boas saídas

Dicas para potencializar vendas:

  • O produto certo para a pessoa certa: segmente os clientes por grupos de interesse, como, por exemplo, quem gosta de roupas da cor verde, aqueles que compraram bermudas, e assim por diante. Com isso, é possível oferecer um produto que se encaixe melhor nas necessidades de cada grupo. Dá trabalho, mas a conversão aumentará;
  • Foque na recompra: crie uma rotina para abordar os clientes que já compraram com novidades e ofertas que combinem com o perfil deles. Isso aumentará as chances de novos negócios;
  • A partir da sua base de clientes, crie um cupom de desconto agressivo para atrair clientes antigos que não compram mais. Isso vai reaquecer o desejo de consumo.

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