Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Empresas brasileiras abrem o jogo sobre o ESG
Com a pauta ESG em alta, 76% das companhias brasileiras divulgaram informações em seus formulários de referência, um aumento de 12% em relação à edição anterior do estudo “A governança corporativa e o mercado de capitais”, do ACI Institute, da KPMG, com informações de 282 empresas. A pesquisa ressalta um aumento na envolvimento das empresas com a transparência, indicando que atualmente 57%m possuem dados ESG auditados ou revisados por entidades independentes, em comparação com os anteriores 43% registrados em 2019. Nesse grupo, 66% conduzem inventários de emissões de gases e 91% incluem uma matriz de materialidade ou indicadores-chave de desempenho ESG como um dos requisitos. A Global Reporting Initiative é a metodologia de orientação mais adotada, sendo seguida por 96% das empresas que divulgam esses dados.
Google fecha seu maior acordo de energia eólica offshore
O Google deu um passo significativo em sua jornada para um futuro mais sustentável com a assinatura do seu maior acordo de energia eólica offshore até o momento. A empresa comprou 478 megawatts (MW) anuais de energia limpa de dois novos parques eólicos da Crosswind & Ecowende, joint venture entre a Shell e a concessionária holandesa Eneco. Este acordo é parte do plano da empresa para cumprir suas metas climáticas.
Impacto dos poços de petróleo na Foz do Amazonas
Um estudo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) revela que a perfuração de um poço de petróleo na Foz do Amazonas pode ter um impacto ambiental de nível máximo, afetando uma biodiversidade rica em espécies ameaçadas e comprometendo áreas ainda desconhecidas. O grau de impacto foi calculado em 0,5%, o valor máximo na escala utilizada, o que significa que a atividade pode ter consequências graves para o meio ambiente submarino. As prospecções ao largo do Amapá estão previstas para 2024 e a Petrobras discorda da avaliação do Ibama, alegando que a análise é subjetiva.
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Ambipar capta US$ 750 milhões com green bond
A Ambipar acaba de fechar a captação de US$ 750 milhões com a emissão do seu primeiro green bond no mercado internacional. O papel, com prazo de sete anos, saiu com taxa de 9,875% ao ano, a mesma do bônus tradicional fechado pela 3R Petroleum. A intenção inicial era levantar ao menos US$ 500 milhões, mas a companhia aumentou a oferta diante da demanda dos investidores, que totalizou US$ 1,75 bilhão. A companhia usará os recursos para quitar dívidas e aplicar igual valor em projetos com benefícios ambientais contemplados no seu framework de dívida ESG.
PA encomenda 40 ônibus elétricos da Eletra para COP30
O governo do Pará encomendou 40 ônibus elétricos fabricados pela brasileira Eletra para integrar o BRT da região metropolitana de Belém, capital do estado. Com investimentos de R$ 120 milhões, os veículos serão entregues entre setembro e outubro deste ano. A aquisição faz parte do programa de descarbonização do estado, que em 2025 sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Ultragaz distribui GLP de soja
Companhia que atua com distribuição de gás para domicílios e empresas, a Ultragaz iniciou a distribuição de bioGLP, uma alternativa renovável ao gás de botijão. Ao contrário do GLP tradicional, a partir de gás liquefeito de petróleo, o bioGLP vem do óleo de soja. A iniciativa é uma parceria com a Refinaria Riograndense (RPR), antes Refinaria de Petróleo Ipiranga.
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Patagonia lança cerveja em nome do meio ambiente
Conhecida por sua marca de roupas e acessórios para atividades ao ar livre, a Patagonia está expandindo seu compromisso com o meio ambiente para o setor alimentício. Através da Patagonia Provisions, lançou uma iniciativa inovadora: a produção de cervejas com o grão kernza. Com certificação orgânica regenerativa, o cereal possui características que beneficiam o solo, como raízes profundas que armazenam carbono e minimizam a necessidade de replantio. Em parceria com onze cervejarias artesanais dos EUA, a Patagonia Provisions está criando cervejas atraentes e sustentáveis, como a lager lançada. A iniciativa demonstra o potencial da agricultura regenerativa e oferece aos consumidores uma opção mais consciente.