Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Venda de híbridos e elétricos dispara 167% em janeiro

 Foram 12,02 mil unidades vendidas no mês passado, contra 4,5 mil em janeiro de 2023

O mercado de veículos híbridos e elétricos no Brasil apresentou um crescimento expressivo em janeiro, com um total de 12,02 mil unidades vendidas. Esse volume representa um aumento de impressionantes 167% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram licenciados 4,5 mil veículos eletrificados.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), janeiro deste ano marcou o melhor desempenho para o mês e o segundo melhor resultado de toda a série histórica da entidade.

O aumento das vendas ocorreu mesmo com a volta do imposto de importação para carros 100% elétricos, anteriormente isentos desde 2016, e o aumento das alíquotas para veículos híbridos, reduzidas durante o mesmo período. Em 2023, foram comercializados 93,2 mil veículos híbridos e elétricos, e, embora a maior parte das marcas tenha mantido os preços em janeiro devido aos estoques acumulados antes do aumento da tributação, o mercado continuou aquecido.

Os veículos 100% elétricos, conhecidos como BEVs (Battery Electric Vehicle), representaram 36% do total de veículos eletrificados emplacados, que incluem também os híbridos, denominados HEVs (Hybrid Electric Vehicle), e os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), que são híbridos com capacidade de recarga em tomadas.

Na comparação com janeiro de 2023, o crescimento dos BEVs foi surpreendente, atingindo 477%. Janeiro também registrou vendas de 3,9 mil híbridos plug-in, um aumento de 139% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando uma participação de 32,5% sobre as vendas totais de veículos eletrificados no mês.

Os veículos híbridos convencionais não plug-in totalizaram 3,7 mil emplacamentos em janeiro, equivalendo a 31% do total de veículos eletrificados vendidos.

O modelo BYD Dolphin GS liderou as vendas de veículos 100% elétricos no mês, com 1,5 mil unidades emplacadas, seguido pelo híbrido plug-in BYD Song Plus GS, com o mesmo número de emplacamentos.

O Estado de São Paulo se destacou como o líder nas vendas de veículos eletrificados leves, seguido pelo Rio de Janeiro. Entre as cidades, São Paulo foi a que mais emplacou híbridos e elétricos, seguida por Brasília e Rio de Janeiro.

As cinco montadoras que mais emplacaram veículos eletrificados leves em janeiro foram:

  1. BYD: 4.298 unidades
  2. GWM: 2.315 unidades
  3. Toyota: 1.593 unidades
  4. CAOA Chery: 752 unidades
  5. Volvo: 668 unidades

Os cinco modelos mais emplacados foram:

  1. BYD Dolphin GS 180EV (BEV)
  2. BYD Song Plus GS (PHEV)
  3. Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (HEV flex)
  4. GWM Haval H6 Prem (HEV)
  5. BYD Seal AWD GS 590EV (BEV)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.