Na comparação anual, atividade econômica apresentou leve expansão de 0,1%
O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro ficou estável no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo revisão divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia (UE). Com a estabilidade, o bloco evitou entrar em recessão técnica no fim do ano passado, depois de sua economia encolher 0,1% no terceiro trimestre ante o segundo.
Na comparação anual, o PIB da Zona do Euro teve leve expansão de 0,1% entre outubro e dezembro. Os resultados confirmaram estimativas preliminares, divulgadas no fim de janeiro, e vieram em linha com o consenso LSEG de analistas.
A maior economia, a Alemanha, ainda contraiu 0,3% na comparação trimestral, enquanto a França, segunda maior, ficou estagnada.
Segundo a agência de estatísticas, a quantidade de pessoas empregadas tanto na Zona do Euro como no bloco europeu subiu 0,3% no último trimestre de 2023, em relação aos três meses antecedentes. No comparativo com o mesmo trimestre de 2022, o emprego aumentou 1,3% na área da moeda comum e 1,2% na União Europeia.