Testes estão em andamento na Bahia com o protótipo de transporte de carga KR-H2
Para que drones autônomos ou guiados remotamente possam operar com segurança são necessários sensores capazes de identificar riscos e também áreas seguras para pouso. É o que desenvolve a empresa especializada em tecnologias aeroespaciais e de defesa Akaer, com seu projeto de inteligência artificial (IA) para veículos aéreos não-tripulados (UAV) elétricos de pequeno porte, com capacidade de decolagem e pouso verticais (eVTOL)
A aplicação no drone AKR-H2 está em fase de testes. A tecnologia envolve deep learning e visão computacional. Ou seja, o sistema interpreta as informações obtidas por sensores que vasculham a o relevo durante a rota de aproximação, classificando as informações por comparação com os dados armazenados. Em caso de divergência, o drone alertará o operador e até poderá buscar um alternativa mais segura de pouso.
Os testes ocorrem em uma área próxima do Cimatec Park, em Camaçari, na Bahia. O KR-H2 é um drone multirotor de carga com peso máximo de decolagem maior que 150 quilos. O projeto tem como parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Bahia.
O KR-H2 já recebeu cerda de R$ 20 milhões em financiamentos. A intenção da Akaer é criar uma família de aeronaves voltadas para uso civil, mas que também possa ser aplicada em missões humanitárias e militares. Além das soluções de IA aplicada, o drone é um demonstrador de propulsão híbrida à base de hidrogênio.
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